A Gigabyte, empresa taiwanesa famosa por suas placas-mãe e placas de vídeo, anunciou nesta segunda-feira (18) o lançamento de uma nova série de placas top de linha. A X170 e a X150 são baseadas nos chipsets Intel C236 e C232 e todos os modelos da linha são compatíveis com os processadores Intel Xeon E3-1200 v5 e com as memórias ECC DDR4. Além disso, os componentes também suportam os processadores Intel Core i3 de 6ª geração.

HBM2: conheça os novos padrões de memórias das placas de vídeo

Os novos processadores Intel Xeon E3-1200 v5 foram feitos no processo de litografia de 14 nm e pertencem à microarquitetura Skylake, a 6ª geração de processadores Intel. As novas placas-mãe também podem reconhecer até 64 GB de memória RAM DDR4 de 2133 MHz.

Nova linha de placas-mãe da Gigabyte é voltada para usuários profissionais (Foto: Divulgação/Gigabyte)

O chipset usado no novo componente é o C230, da Intel, que proporciona uma melhor capacidade de gerenciamento, mais largura de banda e um processador gráfico mais eficiente. Com as características, os produtos são voltados para profissionais das áreas de fotografia, design, edição de vídeos e engenheiros que lidam com projetos 3D complexos, entre outros profissionais que não abrem mão de um equipamento potente e de qualidade.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Os modelos de placas-mãe X170-Extreme ECC, X150-PRO ECC e X150M-PRO ECC também usam memórias do tipo ECC (código de correção de erros). Com essa tecnologia é possível eliminar discrepâncias de pequenos dados e evitar o corrompimento de informações, dando mais confiabilidade à memória.

Poder de transferência e execução de jogos

O barramento PCIe de x16 de terceira geração das novas placas-mãe vai direto ao processador, permitindo instalar as placas de expansão mais rápidas do mercado. A configuração corresponde a uma largura de banda de 128 Gb/s, garantindo às linhas X170 e X150 um excelente desempenho na execução de jogos, por exemplo. Outros diferenciais são as portas USB Type-C, o controlador USB 3.1 que pode transferir até 10 Gb/s.

... width="695">Barramento PCIe de alta velocidade garante mais desempenho em jogos (Foto: Divulgação/Gigabyte)

As novas placas-mãe da série X170-Extreme ECC também contam um processador de rede chamado Killer E2400 Gigabit Controller. Segundo a fabricante, o componente oferece a mais avançada tecnologia em detecção e priorização de redes, agradando gamers que jogam títulos multiplayers e desejam ter o menor ping possível, além de menor latência e maior controle de rede.

Como comprar um HD compatível com a placa-mãe? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo