Tem uma conta do Gmail no celular? Então é importante saber que o app grátis para Android permite gerenciamento prático dos e-mails recebidos e enviados. Isso pode facilitar o dia a dia de usuários que precisam consultar o correio eletrônico com frequência.  

Assinatura de e-mail: 8 dicas para criar uma que vai ser só sua

Dessa forma, estão disponíveis ferramentas para marcar recados como importantes, utilizar a pesquisa para encontrar contatos ou trechos do e-mail e até mover itens entre as caixas de entrada ou personalizadas. Para saber como usar a conta do Gmail mais rápido no sistema do Google, confira a lista a seguir. 

Gmail: seis dicas para usar o serviço de forma prática no Android (Foto: TechTudo)

1. Arquivar emails

Para se livrar de e-mails menos importantes, mas sem precisar excluir a mensagem, o usuário pode usar a ferramenta de arquivar o e-mails pelo aplicativo do Android. Isso pode ser feito de forma rápida, arrastando o e-mail para a direita ou esquerda: o item será marcado em verde e será arquivado. Uma segunda opção é pressionar o preview do e-mail por alguns segundos e depois tocar no ícone de seta para baixo para arquivar.

Selecione os e-mails para arquivar no app do Gmail para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2. Sinalizar como importante

Quer marcar certos e-mails como importantes para não esquecer de acessar mais tarde? Saiba que a função é bem prática no Android, basta encontrar a mensagem, pressionar por segundos e acessar o menu do topo direito. Nessa parte, está a opção “Marcar como importante”. Com isso, um marcador de seta amarela será adicionado ao lado do e-mail e  poderá ser acessado também na aba “Importante”.

Marque e-mails como importantes no app do Gmail para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3. Usar marcadores

Para organizar a caixa de entrada do Gmail e encontrar conversas rapidamente, o usuário pode usar marcadores personalizados. Para aplicar em um dos e-mails, basta pressionar o item por alguns segundos, tocar no menu do topo indicado por três pontos e selecionar  ”Alterar marcadores”. Será indicada uma lista com todos os seus marcadores do Gmail e basta selecionar os itens que preferir da lista e confirmar em “Ok”.

Selecione marcadores para organizar e-mails no app do Gmail para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4. Pesquisas por e-mails específicos

Faça o download grátis do app do TechTudo e receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Para encontrar e-mails ou contatos espe

... cíficos entre as dezenas de mensagens recebidas e enviadas, é possível ir até a barra de busca. A caixa está indicada por um ícone de lupa no topo da tela e permite digitar os termos que preferir: algumas sugestões são indicadas para deixar o processo mais rápido. O resultado é listado na tela, com a categoria pesquisada e basta tocar para abrir o e-mail.
Faça uma busca por e-mail ou contato específico no Gmail para celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5. Configurar ações rápidas no Gmail

O Gmail para Android tem ajustes para responder ou acessar os e-mails de forma prática. Para isso, acesse o menu de configurações gerais. Depois disso, você deve marcar a caixa de texto nas ferramentas que deseja utilizar na conta do Gmail. Estão inclusos itens como “Responder a todos”, “Ações de deslizar”, mostrar imagem do remetente, ajustes automáticos de mensagens e arquivar mensagens como padrão ao deslizar a tela para as laterais em um recado.

Configure o app do Gmail para funções rápidas no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6. Mover para outra categoria ou caixa de entrada

Por último, o usuário pode mover e-mails entre a caixa de entrada e demais categorias criadas na conta do Gmail. Isso ajuda na organização das mensagens e ainda permite encontrar determinadas mensagens sem perder muito tempo. Para usar o recurso, basta encontrar o e-mail e pressionar o item por alguns segundos. Acesse o menu do topo com três pontos e selecione “Mover para”. Em seguida, uma lista surgirá com as caixas disponíveis. 

Mova determinados e-mails para outras caixas no app do Gmail para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. A partir de agora, você já pode otimizar o uso do Gmail pelo Android e ganhar tempo.

Gmail: como trocar o endereço de e-mail? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo