O Google Planilhas tem vários modelos prontos para facilitar a organização da vida pessoal. Com design organizado e funcional, os templates englobam aspectos como orçamento, lista de tarefas pendentes, roteiro de viagem e planejamento de eventos, entre outras situações cotidianas. O resultado é economia de tempo para o usuário, que só precisa inserir os dados pessoais em um esquema já formatado para determinada necessidade.
Abaixo, veja como usar sete modelos diferentes de planilhas do Google, a partir da versão web do Google Drive. Aprenda a dominar a ferramenta e planeje sua vida rapidamente.
Para encontrar os modelos pré-formatados de planilha, abra o Google Drive e clique no botão "Novo", no canto superior esquerdo da tela. Coloque o cursor sobre "Planilhas Google" e então clique em "Com base em um modelo".
Na tela seguinte, o Google mostrará todos os templates disponíveis. Confira em cada um dos tópicos a seguir, qual modelo selecionar e como preencher os campos de forma adequada.
1. Dinheiro
Selecione a planilha "Orçamento mensal" para organizar a vida financeira com base nas receitas e despesas do mês. Ao clicar neste modelo, você verá algumas instruções no topo. Comece com a alteração da célula L8 e insira o quanto você já tem, sem contar com o salário.
Ao descer a tela, é possível encontrar as tabelas "Despesas" e "Renda". Elas têm vários itens comuns, como "Alimentação" ou "Moradia", mas alguns podem não ser apropriados à sua realidade. Para alterar um tópico, clique sobre a célula correspondente e digite um novo nome — neste exemplo, substituímos "Presentes" por "Luz" e "Serviços de utilidade pública" por "Farmácia".
As colunas de descrição e do valor planejado podem ser alteradas, mas não o conteúdo da coluna "Real". Isso vale tanto para a tabela de despesas quanto para a de renda. As mudanças devem ser feitas na página "Transações". Altere a data, coloque o valor, adicione uma descrição e depois escolha a categoria.
Quando você voltar à página "Resumo", os valores da coluna "Real" estarão atualizados de acordo com a categoria. O Google Planilhas vai somar todas as quantias de uma mesma classificação, além de calcular a diferença entre o gasto esperado e o real, a economia mensal em valores absolutos e percentuais e o saldo final.
2. Agenda
O template "Agenda 2018" reúne 13 calendários, um anual e 12 mensais. Neles, você pode fazer pequenas anotações e destacar datas importantes com cores ou fontes diferentes. A planilha é quase uma versão simplificada do Google Agenda, e serve para aqueles que preferem uma interface mais objetiva a recursos avançados.
3. Compromissos
Para criar uma lista de pendências para resolver, vá na planilha "Lista de tarefas". Com apenas uma página, o modelo exibe três colunas: data, tarefa e check. Descreva o que você precisa fazer e insira a data limite para realização dessa tarefa. Quando ela for cumprida, basta inserir um "x" na coluna de checklist; a respectiva tarefa automaticamente mudará de formatação e passa a exibir a fonte com risco no meio (tachada).
4. Viagem
Caso tenha uma viagem marcada, a planilha "Roteiro de viagem" pode auxiliar a organizar todos os detalhes, desde a partida até à volta. Ela dispõe de campos para inserção de dados do voo (com ou sem escala), lugar (ou lugares) de hospedagem e programação do que fazer em todos os dias. Preencha tudo antes de sair e, durante o passeio, essa planilha poderá ser o único documento aberto.
5. Casamento
Esta planilha pode ajudar a organizar um casamento. Ela reúne 21 páginas para organização dos diferentes aspectos da festa, tais como orçamento, lista de convidados, equipe de trabalho, contratação de bufê, aluguel do local, fotógrafo e etc. O usuário pode incluir ou retirar campos em cada tabela, de acordo com a sua necessidade, mas os existentes atendem às expectativas da maioria dos casais.
O Google não bloqueia a ação de renomear a planilha nem exluir páginas. Assim, o modelo pode ser aproveitado para organização de outros eventos, como uma festa que exija aluguel de som, local e contratação de bufê, mas não precise de tópicos como cabelo, maquiagem, traje e hotel, por exemplo.
6. Programação
A planilha de "Programação" é ideal para quem deseja traçar uma nova rotina. Ao preencher a data na célula ao lado de "Semana de", a tabela será atualizada com as datas apropriadas de segunda a domingo. Por fim, é só preencher sua programação dia após dia, de acordo com os horários. No final da planilha há campos para inserir observações e lista de tarefas.
7. Trabalhos escolares
Localizada na seção "Educação", a planilha de "Controle de tarefas" é pensada para responsáveis controlarem a execução dos deveres de casa e trabalhos escolares no geral. Isso não impede, porém, que seja usada pelo próprio aluno para gerenciamento dos seus afazeres, seja ele uma criança, adolescente ou adulto.
Para usar a ferramenta, primeiro se deve abrir a página "Matérias" e inserir todas as disciplinas estudadas, que podem ser do período colegial ou da faculdade. Feito isso, vá à página "Tarefas", selecione a matéria, escreva do que se trata a tarefa, escolha um status, o tempo necessário previsto para realizar o trabalho, data de início e prazo final.
Aproveite as dicas, otimize o tempo e não perca compromissos com os modelos de planilhas do Google.
Como relacionar planilhas no Excel? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Todos os comandos de voz que a Siri do iPhone é capaz de compreender
- Como fazer montagem de fotos com música usando o app Movavi
- Quanto ganha um streamer da Twitch? Entenda sistema de monetização
- Horizon Zero Dawn: como derrotar o Corrupter no game para PS4
- Sabia que você pode jogar games em arquivos PDF? Veja como fazer
- Jogos que mereciam um remake: Moonwalker
- App Bradesco fora do ar? Usuários reclamam que serviço não abre
- Motorola Moto One
- Google torna autenticação em duas etapas mais fácil para o usuário
- Como tirar print da tela do Samsung Galaxy J7 Pro