O Project Ara, smartphone modular do Google, foi finalmente demonstrado em público nesta sexta-feira (29), durante o Google I/O. Contendo inicialmente só uma “espinha dorsal”, o aparelho foi levado ao palco, em São Francisco, pelo engenheiro líder da empresa, Rafa Camargo, e montado aos poucos com a inserção de módulos.

Veja tudo que rolou no Google I/O Extended, versão do evento no Brasil

Google mostra smartphone modular em ação pela primeira vez no palco do I/O (Foto: Reprodução/The Verge)

Como dar um toque pessoal no seu Android Lollipop? Confira no Fórum do TechTudo

O Ara recebeu um processador, uma bateria, dois alto-falantes e, alguns segundos depois, estava pronto para uso, rodando Android com Material Design – não ficou claro para os presentes se era a versão Lollipop ou a mais recente, Android M. Camargo, então, tentou fotografar a plateia, quando viu um aviso na tela de que não havia um módulo de câmera instalado.

Foi aí que o smart modular impressionou mais: mesmo sem desligar o aparelho, foi possível inserir uma câmera e usá-la. Quase que imediatamente, o celular já estava pronto para tirar fotos, mostrando que ele poderá ser facilmente manuseado por usuários, sem a necessidade de técnicos.

Engenheiro
... montou aparelho peça por peça durante demonstração (Foto: Reprodução/The Verge)

Apesar da exibição, o Google não deu qualquer previsão de quando o Ara deixará de ser um projeto e se tornará oficialmente um produto.  Só o que se sabe, por enquanto, é que um piloto será iniciado em Porto Rico, ainda em 2015, quando usuários interessados poderão testá-lo, inclusive utilizando impressão 3D para fabricar parte dos módulos e cases.

Via The Verge



>>> Veja o artigo completo no TechTudo