A calculadora do Mac OS X possui funções que pode auxiliar o usuário a realizar contas de forma prática. Entre as possibilidades, o aplicativo nativo permite realizar conversões de valores entre diversos tipos de moedas e pode ser utilizada em modo científico, básico ou em modo programador. Siga as dicas para conhecer as funções da ferramenta de cálculos do Macbook.

Dez emojis que você ‘entendeu errado’ e usou com outro significado; veja

Modo fita de papel

Lembra daquelas calculadoras com um rolo de fita branco? Ela pode ser simulada em seu Mac. O modo de fita é ideal para visualizar na tela todas as operações matemáticas realizadas enquanto a calculadora estiver aberta. Para ativar a função, abra a calculadora e clique em “Janela” na barra superior do sistema. Em seguida, basta clicar em “Mostrar Fita”.

Ativando o modo de fita da calculadora do Mac (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Conversão de moedas

Há uma poderosa ferramenta de conversão de moedas escondida no Mac e ela é acessada através da calculadora. Estão disponíveis dados atuais de diversas moedas utilizadas no mundo.

Passo 1. Insira um valor na calculadora e clique no menu “Converter”. Em seguida, acesse “Moeda”;

Iniciando a conversão de um valor com a calculadora do Mac (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Defina a moeda principal e a outra para a qual deseja converter o valor. É importante clicar em “Atualizar” antes de iniciar o processo para que a cotação seja a atual. Para finalizar, clique em “Converter”.

Realizando uma conversão de moedas com a calculadora do Mac (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Calculadora científica

Operações matemáticas mais complexas podem ser feitas através do modo científico de qualquer calculadora. E não é diferente para a ferramenta do Mac.

Passo 1. Toque no menu “Visualizar” e clique na opção “Científica”.

Ativando o modo de calculadora cientifica (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Vale lembrar que também há o modo Programador que pode ajudar pessoas que desenvolvem softwares. Você pode ativá-lo da mesma forma que falamos acima ou utilizar um atalho de teclado.

Veja os atalhos para os modos:

Básico: ative com command + 1

Científica: ative com command + 2

Programador: ative com command + 3

Impressão das operações matemáticas realizadas

Essa dica pode ajudar pessoas que precisam prestar contas de serviços e produtos ou, até mesmo, estabelecimentos comerciais. Para que ela funcione, é preciso ativar o modo de fita, a primeira dica que mostramos nesse texto. Em seguida, clique em “Arquivo” e escolha a opção “Imprimir Fita”. Escolha a sua impressora na plataforma de impressão, defina as opções de impressão e clique em imprimir.

... a-imprimir-fita.png" alt="Imprimir a fita com as operações matemáticas realizadas na calculadora do Mac (Foto: Reprodução/Marvin Costa)" height="408" width="695">Imprimir a fita com as operações matemáticas realizadas na calculadora do Mac (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Salvando as operações em um arquivo de texto

Passo 1. Com a fita aberta com sua conta, clique em “Arquivo” e escolha a opção “Salvar Fita Como”;

Salvando uma operação matemática registrada na fita da calculadora do Mac (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Dê um nome para o arquivo, escolha um local do computador para salvá-lo e clique em “Salvar” para finalizar o processo. Caso queira abrir novamente o arquivo, basta dar dois clique sobre ele para ver a operação que foi salva no computador.

Salvando o arquivo as contas da fita da calculadora em um arquivo de texto (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Aproveite as dicas para conhecer as possibilidades e utilizar a calculadora do Mac no seu dia a dia.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo