Tudo indica que os emojis vão receber uma atualização, não com novos ícones, mas com alterações nos já existentes. As mudanças são sugestões da Unicode para resolver um dos principais problemas dos ícones e figuras: os diferentes estilos de emoji usados nas plataformas Android, iOS e Windows. Veja as recomendações e saiba qual fabricante acertou os significados verdadeiros dos emojis. 

Seis coisas loucas que você pode fazer com emojis no iPhone e no Mac

Emoji (Foto: Reprodução/Unicode)

A Unicode, organização responsável por estabelecer padrões de linguagem na Internet, lançou um documento com recomendações para as fabricantes a respeito de algumas divergências que aparecem nas versões atuais das imagens. O quadro (unicode.org/review/pri294/pri294-emoji-image-background) explicita os verdadeiros sentidos das figuras e as compara com imagens no iOS, Android e Windows

Verdadeiros significados

Entre os exemplos mais polêmicos está o Emoji de mãos juntas, que é por vezes interpretado como 'high-five'. A organização explica, entretanto, que seu sentido original é de agradecimento ou oração, como fica claro nas versões para Android e Windows. A sugestão é que o iOS adapte sua representação para acabar com as dúvidas. Veja abaixo o comparativo entre os três sistemas.

Emoji pode ser confundido com 'high-five' no iOS. Atualização quer evitar ambiguidade (Foto: Reprodução/Unicode)

Outro emoji mencionado no documento é o das meninas com orelhas de coelho. Enquanto no iOS o desenho, após uma atualização da Apple em abril, causou polêmica ao ficar parecido com as icônicas coelhinhas da Playboy, nas outras plataformas tem conotação menos sexual. A recomendação da Unicode é que o emoji tenha orelhas menores para voltar a representar a ideia de "festa".

iOS 8.3: por que não consigo usar emojis de outras cores? Veja no Fórum do TechTudo.

... /695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/05/19/emoji-bunny.jpg" alt="Emoji da coelhinha virá com orelhas menores (Foto: Reprodução/Unicode)" height="390" width="695">Emoji da 'coelhinha' virá com orelhas menores (Foto: Reprodução/Unicode)

A ideia de criar emojis mais fáceis de se compreender faz todo o sentido. Uma pesquisa publicada em janeiro deste ano, constatou que 30% das pessoas precisam de alguma orientação para compreender o que um emoji específico quer dizer.

Para ver a lista completa, com todos os significados dos emojis acesse a página da Unicode (unicode.org/review/).

Via Unicode e TNW 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo