A empresa Fixstars anunciou recentemente um SSD de 6 TB. A novidade não é a grande capacidade de armazenamento deste dispositivo, visto que há outros modelos com até mais espaço do que esse. O que surpreende neste novo produto é que ele possui apenas 2,5 polegadas. Assim, este é o primeiro SSD de 2,5 polegadas a comportar tanto espaço de armazenamento.

SSD pode perder dados se ficar muito tempo sem energia, diz especialista

Este é o primeiro SSD de 2,5 polegadas com 6 TB (Foto: Divulgação/Fixstars)

O produto chega ao mercado visando atender o público que precisa de grande espaço de armazenamento mas sem abrir mão do desempenho da máquina. HDs tradicionais são mais lentos, tanto na leitura quanto na escrita dos dados. Um SSD tem a capacidade de aumentar, e muito, a performance do computador. Além do mais, ele pode ser usado na indústria gamer, como por exemplo na fabricação de ultrabooks extremamente finos e rápidos.

O Fixstars SSD-6000M mede apenas 10 mm de espessura. É tão fino quanto alguns celulares à venda no mercado. Nas especificações técnicas podemos ver que ele tem velocidade de leitura de 540 MB por segundo. Já para gravar os dados ele é um pouquinho mais lento, apresentando taxas de 520 MB por segundo de escrita.

Infelizmente, a empresa não anunciou o preço do SSD produto, mas podemos ter certeza que ele não será exatamente barato. Por exemplo, o SSD de 1 TB desta empresa não sai por menos de US$ 1 mil nos Estados Unidos (cerca de R$ 3.045 em con

... versão direta). Portanto, o modleo Fixstars SSD-6000M deve custar ao menos o dobro disso. O lançamento no mercado americano está agendado para julho, mas ainda não foi divulgado se ele chegará ao Brasil.

Dicas para montar um PC Gamer compatível em 2015! Participe no Fórum do TechTudo.

Via Phys.org



>>> Veja o artigo completo no TechTudo