Muitos usuários se preocupam em não estourar o limite do plano de dados para não ficar sem Internet no smartphone, ou ter que contratar um pacote extra. Para ajudar, algumas medidas podem ser tomadas para evitar gastos desnecessários dessa cota, e assim você mantém seu plano ativo por mais tempo. Quer descobrir como? Então confira a lista com cinco dicas.

Cinco tecnologias para ajudar pessoas com deficiência visual

Veja algumas dicas para economizar no plano de dados no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

1. Vídeos e músicas consomem muito

Sempre que for assistir algum vídeo no YouTube, Facebook, Netflix ou outro serviço que precise utilizar o plano de dados, tenha preferência por aguardar uma conexão Wi-Fi. O mesmo é indicado para músicas nos serviços de streaming como Spotify e Rdio. Pode não parecer, mas o carregamento de cada vídeo ou áudio absorve muito mais dados do seu pacote do que abrir uma foto na rede social, por exemplo.

Serviços de vídeo e música consomem bastante do plano de dados (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

É importante o usuário também ficar atento para os vídeos que envia pelo WhatsApp, Facebook, Vimeo e mais, que também drenam sua cota de Internet. Veja neste tutorial como não permitir que o WhatsApp baixo automaticamente vídeos e fotos recebidos. Dessa forma, você não fica sem conexão quando mais precisar: a dica é evitar essas ações pelo 3G ou 4G.

2. Apps de mapas offline

Abri a navegação ou ficar pesquisando por mapas tem sua cota nos gastos do plano de dados do celular. Cada mapa aberto no smart é resultado de um download e carregamento dessa imagem, e essa conexão é descontada do limite do plano. Então, uma forma de reduzir esse gasto é utilizando uma conexão Wi-Fi para baixar todos os mapas necessários antes do passeio o viagem.

Baixe os mapas offline antes do passeio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para ajudar, veja neste tutorial como salvar os mapas para uso offline pelo Google Maps no Android. Dessa forma, você acessa sem precisar utilizar o 3G ou 4G. O Here Maps também oferece um serviço semelhante e permite que o usuário baixe os locais para não precisar gastar a Internet móvel sem necessidade.

3. Baixar e atualizar aplicativos só pelo Wi-Fi

Alguns aplicativos para Android podem ser bem pesados, principalmente os de jogos com gráficos mais avançados. Dessa forma, uma boa maneira de economizar sua Internet do plano é aguardar uma conexão Wi-Fi para fazer esse tipo de download. Assim, além de ser mais rápido, será menos uma preocupação sobre seus dados.

Baixe e atualize aplicativos apenas pelo Wi-Fi (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Além disso, a atualização também pode estar drenando seu plano dados sem que você perceba. Para ajudar, o TechTudo tem um tutorial que mostra como configurar seu Android para não fazer atualizações automáticas de apps.

4. Escolha um navegador econômico

Atualmente os usuários resolvem quase

... tudo pelo smartphone, acessando pelo navegador. Uma forma de otimizar esse uso, e poupar o plano de dados, é escolher por um browser mais eficaz. O Google Chrome oferece uma função para economia de dados, que pode ser ativada nas configurações e compacta as páginas antes de baixar o conteúdo. O Opera Mini também vem equipado com uma função de economia e controle de dados.
Escolha um navegador econômico (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para quem não quer se preocupar muito com a quantidade de Internet gasta, uma forma eficiente de manter o controle disso é limitar o uso do plano de dados. O recurso no Android é acessado pelas configurações e permite que o usuário marque um valor máximo para o uso desse tipo de conexão, além de alertar quando for ultrapassado.

5. Atenção com os e-mails

Ficar baixando milhares de arquivos recebidas por e-mail também podem estourar seu plano de dados antes do tempo. O ideal é esperar para salvar quando estiver em uma conexão Wi-Fi, e se for urgente usar a pré-visualização do documento pelo app de e-mail, ao invés de fazer o download. O mesmo vale para enviar fotos, vídeos, músicas e mais arquivos pesados para seus amigos pelo plano de dados.

Baixar arquivos ou enviar pelos e-mails também gasta o plano de dados do Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Se quiser ter um controle melhor do gasto de cada aplicativo no dia a dia, inclusive com e-mails, um kit montado pelo TechTudo pode ajudar, com alguns apps que monitoram esse consumo no smart Android.

Quem sempre usou iOS vai estranhar Android? Confira no Fórum TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo