O HDMI facilitou nossas vidas por conta da facilidade proporcionada pela transmissão de áudio e vídeo em um único cabo. No entanto, como qualquer tecnologia, alguns defeitos estão sujeitos a ocorrer. Se você está enfrentando problemas, como má qualidade na imagem ou distorções no som, siga os passos listado pelo TechTudo para tentar solucionar o defeito.

Veja dicas para escolher um novo cabo HDMI

HDMI transmite áudio e imagem em um único cabo (Foto: Divulgação/Multilaser)

Conexão

O DVI está aos poucos sendo substituído pelo HDMI, mas tem uma desvantagem: o parafuso que garante a dificuldade de desencaixe do conector. Quedas repentinas de imagem ou cortes de som podem estar acontecendo por um mau encaixe no conector HDMI com a entrada. Certifique-se de que ele está encaixado perfeitamente.

Cabo corrompido

Da mesma forma que o encaixe pode prejudicar na qualidade, o cabo defeituoso também pode ser o culpado. Verifique se ele está com livre passagem, sem estar pressionado ou contorcido. Esse problema pode acontecer, por exemplo, quando coisas pesadas – como móveis – são colocados acidentalmente em cima do cabo HDMI.

Existe adaptador usb para cabo hdmi? Comente no Fórum do TechTudo.

Entrada

Excesso de força pode danificar entrada HDMI (Foto: Divulgação/Microsoft)

Com o uso inadequado ou excesso de força, a entrada HDMI pode apresentar defeitos com o tempo. Faça o teste e troque o cabo para outra entrada HDMI da TV para ver se a transmissão volta à normalidade.

Resolução

O Blu-Ray ou videogame apresenta borrões ou pouca nitidez? Verifique nas configurações do dispositivo se ele está repassando a imagem de acordo com a resolução nativa da sua TV - 720p, 1080p ou superior. Também altere na televisão a seleção automática de resolução e escolha manualmente a opção de acordo com o dispositivo que está conectado.

Firmware

Você comprou um novo aparelho e ele simplesmente não ‘aparece’ na sua televisão? O problema pode ser o HDCP, sistema de proteção dos dados, ou no EDID, responsável pela identific

... ação do dispositivo. Isso pode ser solucionado com um simples atualização. Procure o mais novo firmware disponível para sua TV. Se ainda não funcionar, tente atualizar o firmware do aparelho. O update pode ainda corrigir outros problemas, como cores e resolução indefinidas.

Feito todos esses testes e o problema ainda persistiu, chegou a hora de acionar a garantia ou procurar uma assistência técnica. Para evitar ainda mais dor de cabeça, sempre procure profissionais autorizados pela empresa fabricante do produto.

Via About Tech e HDMI.org



>>> Veja o artigo completo no TechTudo