Se estiver pensando em investir em um aparelho port?til para trabalho, estudo ou entretenimento, voc? pode estar passando por um dilema: qual ser? o gadget que vai atender as minhas necessidades: um tablet ou notebook? Para tentar solucionar este problema, o TechTudo apresenta os pr?s e contras de cada um. Confira.

iPad Air, o novo tablet da Apple (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Perfil

A primeira coisa a ter em mente, ? deixar bem claro qual ser? o perfil de uso. Ao pensar em tablets e notebooks, isso ? ainda mais importante, j? que os benef?cios s?o bem distintos.

Os tablets t?m a vantagem de oferecer ainda mais portabilidade do que os notebooks. Por serem mais leves e menores, podem ser levados para qualquer lugar sem maiores problemas. Isso torna a utiliza??o em ambientes p?blicos mais f?cil al?m, ? claro, de serem bem mais discretos.

TAB 2 A7 ? um tablet fino e leve da Lenovo (Foto: Isadora D?az/TechTudo)

Excelentes para leitura de conte?do digital como livros e revistas, os tablets podem ser utilizados para digita??o de pequenos textos, como e-mails ou notas, sem apresentar dificuldade por conta da tela touchscreen.

A visualiza??o de sites e v?deos ? mais agrad?vel na tela dos tablets.

Tablets podem ser ?teis para leitura e para salvar fotos (Foto:Z?ngara Lofrano/TechTudo)

Outra vantagem ? em rela??o ?s fotos. Guardar as imagens dos slides da aula, por exemplo, ? mais simples gra?as as c?meras dispon?veis na grande maioria dos tablets.

Notebooks podem ser melhores para quem procura mais desempenho (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O notebook sai na frente em alguns quesitos em rela??o ao tablet. O principal ? poder de processamento. Executar aplica??es mais pesadas, como editores de v?deo, pode n?o ser uma tarefa f?cil para os tablets. O mesmo serve para games que exigem mais capacidade de hardware.

Isso traz um problema, j? que para garantir um processamento maior, os notebooks podem ter uma dura??o de bateria menor do que os tablets.

Mais conex?es s?o uma vantagem a favor dos notebooks (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Um fator importante a favor dos notebooks ? a comodidade. Embora uma capa com teclado possa melhorar a digita??o nos tablets, se voc? precisa redigir grande quantidade de texto diariamente os teclados dos notebooks ainda s?o mais confort?veis.

Os notebooks tamb?m apresentam mais conex?es. Portas USB, HDMI, leitores de cart?o, gravadores de ou DVD/Blu-Ray podem fazer a diferen?a para quem precisa exportar grandes quantidades de arquivos com facilidade.

H?bridos

... /2014/03/05/acer_aspire_p3_01.jpg" alt="Acer Aspire P3 um novo h?brido com foco na portabilidade (Foto: Luciana Maline/TechTudo)" title="Acer Aspire P3 um novo h?brido com foco na portabilidade (Foto: Luciana Maline/TechTudo)" width="695" height="462">Acer Aspire P3 um novo h?brido com foco na portabilidade (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Outra categoria de dispositivos port?teis tem chamado a aten??o por unir o melhor dos dois mundos. Os h?bridos, tamb?m conhecidos como notebooks convers?veis ou 2 em 1, apresentam mais uma op??o para quem est? pensando em adquirir um aparelho para mobilidade.

Os gadgets deste tipo s?o caracterizados pela tela touchscreen junto ao teclado. O display pode girar por completo ou ser destacado para ser utilizado como um tablet.

Os h?bridos possuem uma maior capacidade de processamento do que os tablets, mas mant?m uma boa autonomia de bateria em rela??o aos notebooks, j? que possuem uma melhor efici?ncia energ?tica.

Um hardware completo e poderoso deixam o ultrabook com pre?o salgado (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

A Microsoft ? uma das empresas que mais aposta nesse segmento. A algum tempo ela j? tem apresentado declara??es para a unifica??o do sistema para diversas plataformas. Por isso, h?bridos com Windows s?o os mais encontrados no mercado.

O modelo Inspiron 13 S?rie 7000, da Dell, ? um bom exemplo disso. Ele possui 500GB de HD, 4GB de RAM e uma tela de 13,3 polegadas touchscreen que gira 360 graus para transform?-lo em um tablet. O processador ? um Intel Core i5 e a autonomia de bateria, segundo a empresa, ? de at? 8 horas de uso cont?nuo.

J? o ASUS T100TA possui tela touchscreen destac?vel de 10.1 polegadas, processador Intel Atom Z3775, 2GB de RAM 500GB de HD na vers?o notebook e 32GB de armazenamento (expans?vel) na vers?o tablet. De acordo com a fabricante, ele tem dura??o de at? 11 horas de uso cont?nuo.

Qual escolher?

Se voc? quer um gadget apenas para ler, acessar sites ou executar tarefas que n?o precisam de grande capacidade de hardware, como ver v?deos ou jogar games simples, a melhor escolha s?o os tablets. Eles s?o mais port?teis, possuem uma maior autonomia de bateria e s?o mais pr?ticos.

Agora, se voc? vai trabalhar com softwares pesados, como edi??o de fotos e v?deos precisa digitar longos textos e vai utilizar o dispositivo sempre perto de uma tomada, considere comprar um notebook. Eles possuem um maior poder de processamento e apresenta um maior conforto.

Mas lembre-se: seja qual gadget escolher, opte por marcas reconhecidas e configura??es que atendam as suas necessidades. Aparelhos muito baratinhos ou do tipo ?xing-ling? podem ocasionar mais dor de cabe?a do que benef?cios.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo