O Facebook deve seguir os passos do Instagram e começar os testes para ocultar a contagem de likes em breve. A informação foi confirmada pela empresa ao site de tecnologia TechCrunch na última segunda-feira (2). Não foi divulgado, no entanto, quando e onde o programa terá início. O objetivo da iniciativa é diminuir o clima de competição entre os usuários.

A mudança foi descoberta pela engenheira Jane Manchun Wong, que encontrou alterações no código do aplicativo da rede social para Android. Ao que tudo indica, o Facebook não acabará com os likes e vai adotar um mecanismo semelhante ao utilizado pelo Instagram.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

“Com esta ferramenta não lançada, a contagem de curtidas/reações fica escondida para qualquer pessoa senão o criador da postagem", explicou Wong em post no seu blog. "A lista de pessoas que curtiram/reagiram continuará acessível, mas a quantidade ficará escondida”. A expectativa é que a remoção da contagem de likes ajude a reduzir a ansiedade dos usuários em relação à popularidade dos posts. Com a medida, o Facebook quer evitar que as pessoas se comparem de forma depreciativa, tomando como base o número de curtidas.

A programação para o início dos testes ainda não foi divulgada. Segundo o TechCrunch, caso o projeto se confirme, a liberação deve ser gradual, avaliando o impacto no uso da plataforma e, principalmente, na receita gerada por anúncios.

Em julho, o Instagram iniciou, no Brasil, os testes de ocultação do número de likes em fotos e vídeos. Os resultados do experimento, que já vinha sendo aplicado no Canadá desde maio, ainda não foram revelados pela companhia. No entanto, o interesse em expandir a medida pa

... ra o Facebook pode indicar que a ação surtiu efeitos positivos.

Como retirar restrição de página no Facebook? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo