Dragon Ball FighterZ é um jogo de luta bidimensional inspirado na franquia Dragon Ball, desenvolvido pela Arc System Works e publicado pela Bandai NAMCO Entertainment. O game foi lançado em janeiro de 2018 e está disponível para download no PS4, Xbox One e PC (via Steam). O jogo conta com um sistema de partidas ranqueadas, na qual os jogadores são filtrados de acordo com seu nível de habilidade. Entenda, a seguir, o sistema de ranking e pontos de Dragon Ball FighterZ e como jogar o modo competitivo.

Modo competitivo

O modo ranqueado fica no lobby principal do game, na seção “Partida mundial”. Lá, ao interagir com o NPC, o jogador deve acessar a opção “Entrar em Partida Ranqueada” para buscar um oponente. O modo contabiliza os pontos de batalha (PB) de cada jogador e utiliza esses dados para calcular uma patente ou categoria e, assim, enquadrar os combatentes no ranking geral.

Diferentemente de outros sistemas de matchmaking, Dragon Ball FighterZ permite que o jogador enfrente oponentes de classificações mais altas. Na busca, o usuário pode especificar o refinamento para definir pontos de batalha mínimos, mesmo ranking, qualidade de conexão, entre outras especificações.

Do lado direito do NPC de partidas mundiais há uma seção de rankings, onde é possível observar os rankings de pontos de batalha geral e o ranking de vitórias mensais, este último baseado apenas nas vitórias em partidas ranqueadas por mês. O game recompensa os jogadores que se classificarem em posições de destaque e estimula os players a jogarem mensalmente a modalidade.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Partidas ranqueadas

O game divide os jogadores da modalidade competitiva em duas categorias: ranking online e sistema de ameaça. O primeiro é baseado em seus pontos de batalha, e é muito mais abrangente que o último. O segundo é basicamente definido por seu nível de ameaça e é considerado como uma forma alternativa de determinar a habilidade dos jogadores. Nele, entram em consideração a taxa de vitórias e derrotas, e quais tipos de partidas o jogador tem enfrentado, se foram partidas de níveis de ameaça mais alto ou mais baixos.

Desistir de partidas é considerado uma derrota, porém não é dada a vitória ao player que permaneceu na partida. Para evitar abusos que envolvem a desistência, o jogador que sai de partidas repetidas vezes é penalizado com uma sinalização em seu nome (cor roxa), que permite aos seus oponentes recusar partidas contra ele.

Qual o seu game de luta preferido? Comente no Fórum TechTudo

Ranking online

Com 24 títulos, a classificação separa os jogadores em tiers que vão de zero a seis milhões de PB. Vitórias irão aumentar o PB e derrotas irão o diminuir. No entanto, caso o jogador perca para um oponente com PB muito mais alto, a derrota pode ainda ser contabilizada com saldo positivo de pontos devido à grande diferença na habilidade de ambos. Da mesma forma, caso a derrota seja para um oponente com muito menos pontos, perde-se mais PB do que normalmente.

Nível de ameaça

Esta classificação fica localizada ao lado do avatar de cada player, representada por um pequeno quadrado colorido que fica à esquerda do nome. Ao contrário do que se pensa, a cor não representa rankings propriamente ditos, mas sim um nível de sucesso das partidas recentes daquele jogador. Todo usuário começa com a cor branca, que significa que ainda não há dados suficientes para determinar o seu nível de ameaça. O nível mais alto é representado pela cor rosa.

De acordo com infor

... mações da desenvolvedora, o nível de ameaça branco muda para o verde claro após as cinco primeiras partidas. O que se sabe é que a cor muda de acordo com o desempenho do jogador, seja ele em partidas casuais ou competitivas. Vitórias para ameaças mais fortes contam com um peso maior do que vitórias em oponentes menos ameaçadores, e o mesmo vale para as derrotas. Com a cor verde clara como a condição neutra, os níveis de ameaça ficam definidos entre o mínimo (azul claro) ao máximo (rosa).

Via Bandai Namco Us (Twitter), Prima Games, Dragon Ball FighterZ Wiki e Reddit/dragonballfighterz



>>> Veja o artigo completo no TechTudo