O Pokémon GO Invitational 2019, realizado em agosto, foi o primeiro torneio oficial do jogo mobile desenvolvido pela Niantic. O grande vencedor da competição foi Kieng “PogoKieng” Iv, e o torneio também contou com a participanção dos japoneses Shigeki Morimoto, criador do Pokémon Mew, e Junichi Masuda, compositor da trilha sonora dos jogos da franquia principal. A disputa, que aconteceu durante o Pokémon Worlds Championships, atraiu os olhos da comunidade para o futuro do cenário competitivo do jogo. Entenda, a seguir, como funcionam torneios de Pokémon Go.

Sucesso casual

Lançado em julho de 2016 para dispositivos Android e iPhone (iOS), Pokémon GO se tornou febre no mundo inteiro, ao permitir que jogadores se transformassem em verdadeiros treinadores Pokémon. Utilizando a tecnologia de realidade aumentada, o app trouxe os personagens para o mundo real.

Pokémon GO atingiu a marca do jogo mobile que chegou aos 10 milhões de download mais rápido em 2016. Na App Store, loja de aplicativos para iPhone, o jogo foi o mais baixado do ano, e o app mais baixado na sua primeira semana de lançamento. No quesito faturamento, o título quebrou o recorde de jogo mobile que mais lucrou no primeiro mês, com receita de US$ 207 milhões (R$ 823,7 milhões).

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O PvP de Pokémon GO

Em dezembro de 2018, Pokémon GO recebeu o modo PvP. Com Batalhas de Treinador e o modo competitivo, nele os jogadores podem escolher até três Pokémon para enfrentar outros treinadores em multiplayer local ou remoto. Feito isso, o jogador escolhe uma liga para participar (Great, Ultra ou Master League), onde os Pokémon permitidos variam de acordo com o limite de Nível de Combate (CP). Na Great League o CP máximo é 1.500, na Ultra League é de 2.500, e na Master League não existe CP máximo.

Por ser um recurso ainda novo, não existe uma cena competitiva com suporte oficial da Niantic, ou da Pokémon Company, a detentora dos direitos da marca. Em entrevista ao Dot Esports, o campeão do Pokémon GO Invitational destacou a importância de ambas as empresas apoiarem o competitivo do jogo, pois segundo ele, trata-se de um jogo fácil de ser assistido. Atualmente, caso os jogadores desejem disputar o PvP de Pokémon GO de forma competitiva, a única forma de participar de competições é através da Silph League Arena.

League of Legends para celular é verdade? Comente no Fórum do TechTudo

O que é a Silph League Arena?

A Silph League Arena é um sistema criado para ajudar comunidades locais a participarem de torneios não oficiais, onde jogadores se classificam dentro do ranking global. A plataforma reúne mais de 10 mil competições ao redor do mundo, incluindo na América do Sul. Transmitido pelo canal Trainer Tips, o primeiro torneio de Pokémon GO aconteceu em dezembro do ano passado, organizado pela Silph League Arena.

As competições acontecem em torneios ranqueados ou Copas Espelho. As Copas Espelho serão disputadas até 31 de agosto em formato suíço, onde os jogadores irão se enfrentar dentro de um diferente tema único: Pedregulho, Crepúsculo, Tempestade, Reino, Pesadelo, Arco-Íris ou Selva. Nestas competições, os players podem escolher apenas os tipos de Pokémon permitidos nas regras. No Brasil serão disputadas Copas Espelho principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

A Silph League

... Arena já realizou três campeonatos mundiais. Em junho de 2019 foi disputado o campeonato norte-americano em Chicago, nos EUA. Em julho, aconteceu o torneio europeu em Dortmund, na Alemanha. Já em agosto, foi realizada a etapa sul-americana em Santiago, no Chile.

Via Dot Esports, Business Insider, Business of Apps, USA Today, Express.co.uk, Pokémon GO Hub, Reddit, Silph Arena, The Verge e La República



>>> Veja o artigo completo no TechTudo