PC desligando sozinho pode significar diferentes tipos de problema. Desde descuidos, como fonte de energia na voltagem errada ou carregador de laptop com especificações abaixo do mínimo exigido, por exemplo, até situações mais graves, envolvendo instalação de hardware. Além disso, a própria saúde dos componentes pode ser uma das causas.

Se você tem um PC desligando do nada, confira a seguir possíveis causas e soluções. Vale ressaltar que, como os problemas muitas vezes têm relação direta com hardware, é necessário abrir o computador ou notebook para consertar. Caso não sinta segurança, é importante considerar recorrer a um profissional especializado.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Voltagem da fonte e especificações do carregador

O detalhe pode parecer bobo, mas é suficiente para impedir o computador de ligar, ou então provocar um desligamento em poucos instantes. Verifique na face da fonte de energia, que fica voltada para o exterior, se o seletor de voltagem está na posição correta, indicando a voltagem que você usa na sua residência. Se não notar a presença do seletor, sua fonte deve ser capaz de alternar sozinha entre diferentes voltagens.

Para quem usa notebook, é interessante observar os dados de saída de energia anotados no corpo do carregador do computador e se certificar de que eles são compatíveis com o laptop. É comum que uma desatenção na compra de um modelo novo acabe gerando problemas por conta de uma fonte que é insuficiente para o computador.

Verificar se a ventoinha do computador está funcionando

Quando você liga seu computador, um dos testes realizados pelo sistema diz respeito ao controle de temperatura do processador: se a verificação falhar – com um cooler com defeito, por exemplo – o PC impede a continuidade da inicialização e se desliga para preservar o processador e evitar que o calor danifique as delicadas e microscópicas estruturas internas da CPU.

Em geral, seu PC irá emitir apitos e pode até mesmo mostrar algo na tela indicando problema com o “cooler” (ou “CPU fan”) antes de se desligar. Se esse for o caso, a solução é abrir o computador, tentar ligar novamente e ver se o cooler ao menos dá sinal de vida. Caso não gire, será necessário substituir a peça.

Essa dica pode também ser interessante para outros diagnósticos relacionados com temperatura. Caso seu computador não tenha pasta térmica – ou use um composto muito antigo – pode ser possível que, em poucos instantes, o PC fique muito quente, desligando para preservar suas peças.

Testar a fonte de energia

Se o PC liga e desliga sozinho – ou simplesmente não liga –, o problema pode estar relacionado à voltagem da fonte. Outra possibilidade tem a ver com fontes de baixa qualidade, problema ou simplesmente subdimensionadas para as necessidades do seu sistema. Uma dica é testar o computador com outra fonte, buscando detectar se a máquina funciona melhor com a troca.

PCs, sobretudo aqueles com placas de vídeo poderosas e muitos periféricos e unidades de armazenamento, acabam exigindo um suprimento maior de energia da fonte. Caso a fonte não tenha margem para dar conta dessa demanda, é possível que seu computador apresente uma série de problemas de performance. Uma dessas situações é o risco de desligar sozinho por falta de energia.

Tente rodar ferramentas de diagnósticos

Muito mais comuns em notebooks, algumas BIOS e sistemas contam com ferramentas de diagnóstico de hardware embutidas. Caso seu computador fique ligado por alguns minutos antes de desligar sozinho, pode ser interessante rodar essas aplicações para testar os componentes em busca de algum indíc

... io de problemas. Muitas vezes, o uso desses recursos é suficiente para encontrar algo de errado na máquina, uma vez que isso pode encaminhar uma solução.

Tente reinstalar componentes

Um possível foco de problema são componentes soltos ou mal encaixado no interior do PC. Pentes de memória, placa de vídeo, processador, cabos que conectam discos ou SSDs; todos podem provocar uma série de problemas, caso estejam instalados incorretamente.

Em geral, memórias, placas de vídeo e coolers de processador são as peças que apresentam esse tipo de problema com maior frequência.

Reinicializar a BIOS para configurações padrão

Desligamentos também podem ser causados por overclocks muito ambiciosos, ou algum tipo de intervenção desastrada nas configurações internas da BIOS. Para corrigir esses problemas, você pode acessar a interface de controle do componente no seu computador e realizar o procedimento de reinicialização para as configurações de fábrica.

Como a BIOS é um sistema isolado dentro do PC, você pode proceder essa reinicialização sem medo de perder seus dados, já que o procedimento não interfere com o que está salvo nos SSDs e HDs do sistema.

Outro ponto interessante pode ser tentar atualizar a BIOS para uma versão mais recente. Entretanto, caso o computador esteja desligando muito rápido, essa medida não é recomendada, já que a máquina pode "bricar" (termo que vem de "brick", ou "tijolo", em inglês, e significa perda total de um eletrônico), caso desligue sozinha. Dessa forma, a placa-mãe pode ficar completamente inutilizável.

Problemas mais sérios de hardware

Há também o risco de que algum componente central do computador, como a placa-mãe, por exemplo, esteja em fim de vida útil e apresente algum tipo de dano em um dos milhares de componentes eletrônicos e circuitos que a fazem funcionar. Nesse caso, o problema pode ser muito difícil de identificar, sendo necessário recorrer à inspeção minuciosa de um especialista em eletrônica.

Se seu computador é muito antigo, com mais de 7 anos de uso ininterrupto, e nenhuma das dicas anteriores deu resultado, é muito possível que o problema esteja relacionado a componentes desgastados e incapazes de funcionar em condições normais. Na maioria das vezes, o reparo é inviável, sendo necessário trocar as peças envolvidas.

Onde comprar peças para montar um PC Gamer? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo