O Chrome chegou à versão 76 nesta terça-feira (30). O navegador traz novidades sobre o bloqueio do Adobe Flash, preparando-se para o fim da aplicação, em 2020. O novo modo anônimo vai impedir que sites detectem que o usuário está navegando de forma privada. A atualização também traz suporte para instalação de apps pela omnibox, uma nova opção de interface parcialmente translúcida e modo escuro nativo.

O navegador do Google está disponível para computador com sistemas macOS, Windows e Linux e a atualização chegará aos PCs ao longo das próximas semanas. A versão para celular será lançada em breve.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Fim do Flash

Em 2017, a Adobe revelou que o Flash seria descontinuado, levando o Google a afirmar que o Chrome removeria o plugin de seu navegador até o final de 2020. A restrição foi adicionada ao agora ao Chrome 76. Ainda assim, usuários podem reativar o Flash manualmente através das configurações do Chrome, mas com reinício obrigatório do software para que a alteração seja definida. No entanto, com a falta de suporte da Adobe, essa possibilidade não deve permanecer nas próximas atualizações.

Novo modo anônimo

O update traz um modo anônimo aprimorado , impedindo que os sites identifiquem que o usuário está em modo privado. A mudança deve afetar sites que usam sistema paywall (leitura permitida para assinantes). Anteriormente, conteúdos gratuitos poderiam ser bloqueados quando a página detectava que o usuário estava navegando anonimamente. A nova versão corrige a forma como o navegador trabalha com os scripts durante a navegação anônima

Web Apps

A possibilidade que sites ofereçam a instalação de aplicativos na barra de endereços passa a ser uma realidade. Um novo ícone será apresentado ao lado do botão de estrela quando um site oferecer download sugerido. Ao clicar sobre esse ícone, uma aba de apresentação e instalação de aplicativos vai surgir na tela do navegador.

Modo escuro e mais funções

Um novo sistema permite que sites habilitem automaticamente um modo escuro ou sigam esquemas de cores definidos por usuários. Além disso, o navegador recebe agora uma configuração para que elementos da interface ganhem o efeito parcialmente translúcido similar ao layout do sistema operacional do iPhone (iOS), da Apple.

Outras mudanças importantes estão um novo cabeçalho de solicitação HTTP, que pode conter ataques com base no tempo de resposta do servidor, melhorias em JavaScript e WebRTC e outras ferramentas destinadas para desenvolvedores.

Android e iOS

Nos celulares, a atualização trará mudanças importantes para melhorar a segurança e dar praticidade ao usuário. As alterações mais significativas, entretanto, estão nas metodologias PWA, para desenvolvedores. Entre elas:

  • O "Encontrar na página" agora funciona com linha de programação iFrames, inlcuindo AMP (Accelerated Mobile Pages), uma tecnologia de publicação desenvolvida pelo Google;
  • Sugestões de senhas fortes durante cadastro em sites;
  • Otimização para gerenciamento e sincronização do histórico de navegação;
  • Novo design na ferramenta para gerenciamento de senhas s
... alvas.

Como baixar o Chrome 76

A versão 76 do Chrome está disponível para download por meio de atualizações Over-the-Air para usuários de Windows e Mac. O Google também liberou a atualização para seu navegador de código aberto Chromium 76. Atualizações para iPhone e Android serão lançadas em breve.

Como resolver Google Chrome lento e travando o PC toda hora? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo