Candy Crush é um dos jogos de quebra-cabeça de maior sucesso dos smartphones e como tal gerou uma grande quantidade de clones que tentaram embarcar em seu sucesso. Vários games de combinar 3 ou mais peças para causar reações em cadeia já foram lançados no mercado e apesar de a maioria deles tomarem como base o mesmo estilo de Candy Crush alguns evoluíram por caminhos muito diferentes do esperado. Confira esta lista com alguns dos clones mais bizarros de Candy Crush para dispositivos Android e iOS.

Desenvolvido pela Rovio, criadores de Angry Birds, a mecânica de Juice Cubes tem um pouco de Candy Crush e talvez uma pitada de Fruit Ninja. Aqui o objetivo é interligar três ou mais frutas iguais com uma linha traçada na tela de toque para eliminar as frutas, mas uma grande diferença é a possibilidade de usar as diagonais. Como de costume, eliminar mais de três oferece itens para destruir várias frutas como dinamite. Atualmente o jogo conta com mais de 700 fases para se aventurar com temas de piratas, sereias e bruxas.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A curiosa série Puzzle Quest mistura a jogabilidade do clássico Candy Crush com alguns elementos de aventura. Nesta edição Marvel jogadores poderão recrutar um time com os heróis mais poderosos do mundo e lutar contra uma grande variedade de vilões. Cada peça no tabuleiro se relaciona com um certo herói e ao reunir três ou mais delas personagens como Capitão América, Homem de Ferro, Hulk e Thor irão desferir golpes contra os inimigos.

Imagine uma versão de Candy Crush porém extremamente minimalista e com a mesma jogabilidade de conexão por linhas do game Juice Cubes. Dots não têm peças diferentes, apenas pontos como o nome sugere, cada qual de uma cor. Isso torna sua jogabilidade rápida e frenética ao conectar os diversos pontos de várias cores para eliminá-los.

A jogabilidade de Angry Birds Match começa exatamente como Candy Crush com doces que o jogador precisa reunir em grupos de três ou mais para eliminá-las. No entanto, este não é diretamente o objetivo do jogo. Assim como no Angry Birds tradicional é preciso eliminar os porcos verdes ao fazer com que as eliminações de peças sejam próximas a eles para atingi-los. Ao reunir mais de três peças por sua vez é possível invocar os pássaros zangados com ataques especiais.

Neste game a jogabilidade tradicional de Candy Crush é aliada a elementos de estratégia como criação de construções para angariar recursos. Ao reunir três peças iguais elas se transformam em uma outra construção diferente e o jogador precisa administrar seu "reino" com essa coleção de construções enquanto continua a evolui-las e evita perigosos ursos gigantes.

10000000

A jogabilidade de Candy Crush permanece intocada em 10000000, no entanto ela ganha todo um novo significado com elementos de RPG. No game seu personagem adentra um dungeon e enfrenta monstros enquanto as peças que conseguir reunir determinam como ele irá atacar, se encontrará itens e assim por diante em uma aventura bastante viciante.

O primeiro game de Pokémon para dispositivos mobile hoje é menos lembrado, mas ainda traz uma ótima experiência. Baseado no clássico jogo Pokémon Trozei do Nintendo DS, esta versão adicionou também um pouco de Candy Crush em sua jogabilidade. A estrutura de batalhas permite que o pokémon do jogador ataque sempre que três ou mais peças do mesmo tipo são combinadas e ainda há sistemas tradicionais da franquia como

... tipos de pokémon que causam mais dano aos outros.

Um dos poucos games dessa lista voltados para o modo multiplayer, Zookeeper Battle traz o estilo de jogabilidade de Candy Crush em uma batalha contra outros oponentes ao redor do mundo. Cada jogador precisa reunir o máximo de peças, aqui representadas por animais, para derrotar seu oponente ao final do combate. Para completar, alguns animais são de ataque, como macaco, panda e leão, mas outros são de defesa como o hipopótamo e elefante. Isso cria uma jogabilidade mais estratégica e mais frenética.

Jogadores da época do Facebook talvez se lembrem do clássico FarmVille, clássico simulador de fazendas que também entrou na onda de Candy Crush. O game é quase uma cópia direta de Candy Crush, literalmente uma versão que substitui os doces por saudáveis verduras, porém apresenta alguns desafios extras quando chegam as mudanças de estação.

Normalmente ao se pensar em games de quebra-cabeças jogadores não imaginam algo cheio de ação como Dragon Ball Z. Em Dokkan Battle as esferas de energia de Ki lembram visualmente o estilo de Candy Crush, porém sua jogabilidade é bem diferente. O jogador ainda tenta juntar o máximo de esferas da mesma cor, porém precisa prestar atenção à cor atribuída ao seu personagem. O gameplay do game vai mais fundo além das batalhas com elementos de RPG, história, eventos e mais.

Quais são os melhores jogos Android? Comente no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo