Alguns aplicativos grátis para Android e iPhone (iOS) podem ajudar a mulher a controlar sua menstruação para saber o período fértil e conseguir engravidar com maior facilidade. O TechTudo preparou uma lista com quatro apps que ajudam a tirar dúvidas e fornecer informações para que a usuária possa acompanhar tudo em seu celular, recebendo notificações e compartilhando dados com seu médico ou parentes.

Alguns dos programas escolhidos também servem para acompanhar a gestação. Os apps foram projetados para apoiar, e não substituir a relação da gestante com o médico. Por isso, é importante realizar todo o acompanhamento com um profissional.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Maia

O Maia é um rastreador do ciclo menstrual. Nele, é possível acompanhar seus períodos, sintomas relacionados à menstruação, oscilações de humor e sua saúde. Disponível para Android e iPhone (iOS), o app traz informações sobre os próximos ciclos menstruais — dias férteis e dias de sangramento.

O diferencial da ferramenta são as dicas dadas de acordo com o momento do ciclo, os dias de alta de estrogênio e quais são as implicações dessas alterações no seu corpo. É possível adicionar notas, informar seu humor e prever sintomas. É exibido um gráfico da variação da temperatura do corpo, que é alterado conforme o ciclo vai avançando. Com esse registro, fica mais fácil identificar a janela fértil com alguma precisão. O gráfico de peso mostra a variação da medida durante os ciclos, o que ajuda a compreender o impacto das alterações hormonais na massa da usuária.

2. Clue

O Clue tem a finalidade de realizar o acompanhamento do ciclo menstrual. Na tela principal, é exibido o ciclo por meio de uma esfera. A bolinha verde indica em qual fase a usuária deve estar: na TPM, na janela de fertilidade ou nos dias de menstruação. É possível realizar registros como a sua disposição, dores, emoções, horas de sono, testes de gravidez, uso de pílulas, relações sexuais e desconforto. O app também pode fazer análise sobre cólicas e os efeitos da TPM.

3. Gravidez+

O Gravidez+ conta com artigos para realizar o monitoramento da fertilidade e auxiliar as futuras mães a acompanharem a gestação nos mínimos detalhes, além de registrar as mudanças que vão ocorrer no corpo ao longo dos nove meses. É possível ainda registrar suas consultas médicas, ver dicas de nomes, contar chutes do bebê e acompanhar as contrações. O app também é um guia com orientações sobre o que comer ou não, além da preparação para o trabalho de parto.

4. Canguru Gravidez

O Canguru Gravidez é um guia completo para acompanhar a

... gravidez. O app reúne informações sobre consultas, exames, procedimentos do pré-natal e esclarecimentos sobre a gestação. As futuras mães compartilham dúvidas e dicas que surgem no decorrer da gravidez.

O aplicativo conta com uma agenda, para que a gestante não perca a primeira consulta de pré-natal, o primeiro ultrassom e os exames iniciais. São listados os médicos e hospitais que existem próximos à gestante.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo