O LG 29UM69G é um monitor gamer que está à venda no Brasil. O modelo ultrawide oferece resolução Full HD de até 2560 x 1080 pixels, perfeita para grande parte dos jogos de hoje em dia, principalmente, títulos do gênero FPS. Além disso, o dispositivo conta com tecnologias que prometem levar um realismo ainda maior para os usuários, como os recursos Black Stabilizer e Game Mode.

Com tela de 29 polegadas e proporção de 21:9, o monitor da LG está disponível para comprar no Brasil pelo preço médio de R$ 1.199, de acordo com o Compare TechTudo. Confira, no review a seguir, todas as especificações do dispositivo e veja se vale a pena investir no modelo. Vale lembrar que o valor está sujeito a alterações, visto que se refere ao menor preço encontrado pelo comparador até a data de publicação da matéria.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Design

O design do LG 29UM69G tem seus altos e baixos. Com tela de 29 polegadas, o monitor traz como um dos pontos positivos as bordas reduzidas ao redor da tela. A margem mais fina transmite uma sensação de amplitude, como se o tamanho do dispositivo fosse maior do que os modelos convencionais.

Outros elementos da composição, no entanto, podem desagradar, como a base com formato em "V", que acaba ocupando mais espaço do que deveria. Embora seja necessário ter um suporte firme o suficiente para aguentar o modelo, é possível encontrar outros dispositivos, até mesmo da própria LG, com uma sustentação mais simples e que não ocupam tanto espaço na mesa.

Por fim, a forma de controlar os ajustes do monitor também deixa a desejar. Há apenas uma alavanca (muito frágil, por sinal) embaixo da tela, que deve ser pressionada para acessar determinada função. Além de originar uma navegação bem mais complexa, em que é preciso ir e voltar a todo momento para ativar ou desativar alguma função, também é possível notar um tempo de resposta mais lento do que o normal. A inclusão de botões direcionais, as famosas setinhas, ou até de um pequeno painel com opções rápidas seriam formas mais eficientes de configurar o aparelho.

Qualidade para o público gamer

O LG 29UM69G é um monitor ultrawide voltado para os gamers. Por isso, a maior parte de suas funcionalidades são voltadas para esse público, a começar pela proporção da tela, que tem formato 21:9. Qualquer conteúdo reproduzido, fora do sistema operacional e adaptado ao monitor, vai desagradar. Por exemplo, durante nossos testes, ao usar o dispositivo para a reprodução de canais da TV por meio da conexão HDMI, a tela ficou levemente distorcida, comprometendo a qualidade do que era exibido.

O formato ultrawide é mais comum em jogos atuais e, por mais que a tela possa parecer estranha em um primeiro momento, é fácil se acostumar com ela. Isso porque os títulos mais recentes são reproduzidos com a amplitude exata para os olhos, preenchendo quase totalmente o campo de visão do usuário, desde que seja utilizado em uma distância recomendada.

Durante os testes, games como Rage 2, Anthem, Final Fantasy 15 e The Division 2 foram reproduzidos em um PC com a seguinte configuração:

  • Processador Intel Core i7 8700
  • Placa-mãe Aorus Z370
  • Placa de Vídeo Nvidia GeForce 1080TI
  • Memória RAM de 16GB XPG

Todos os títulos rodaram em suas configurações visuais mais altas e, apesar de não contar com suporte ao 4K, o monitor apresentou alta qualidade de imagem. Com resolução Full HD de 2560 x 1080 pixels, o LG 29UM69G teve um desempenho dentro do esperado, exibindo jogos com realismo acima de monitores convencionais.

Tecnologias que aumentam a se

... nsação de realismo

Para transmitir a sensação de realismo e esbanjar qualidade nos jogos, o LG 29UM69G traz uma série de tecnologias que fazem a diferença quando comparado a outros modelos. A começar pelo Black Stabilizer, que aumenta a nitidez em elementos escuros ou mal-iluminados. Games de terror que possuem uma temática mais escura, por exemplo, conseguem manter esse clima de tensão, sem deixar que elementos escapem à vista do jogador, como criaturas no meio das sombras ou itens escondidos. Essa tecnologia também auxilia em jogos FPS, quando alguém tenta se omitir do combate em elementos menos iluminados.

Outro recurso de destaque é o Motion Blur Reduction, que reduz o chamado "efeito fantasma" nos movimentos dentro dos jogos. Com isso, é possível andar ou até mesmo correr entre os cenários sem a sensação de lentidão, independente do hardware utilizado. Além disso, chama atenção a variedade de configurações de tela do LG 29UM69G. Com o Game Mode ativado, é possível perceber uma suavização dos elementos apresentados pelos jogos, fazendo com que eles não fiquem tão destacados uns dos outros. A funcionalidade também contribui para uma sensação de imersão nos games, principalmente em FPS, e aumenta o tempo de resposta durante as partidas, evitando a perda de taxas de quadros por segundos.

Um dos pontos negativos do monitor LG 29UM69G é a quantidade de entradas, visto que ele conta apenas com uma porta HDMI e outra DisplayPort, além de uma entrada USB para a reprodução de arquivos em pen drives ou SSDs. Fica a sensação de que o dispositivo poderia ter, pelo menos, mais uma ou duas entradas. Por fim, o monitor também traz alto-falantes para a reprodução de áudio sem a necessidade de um headset ou dispositivo externo. No entanto, assim como grande parte dos monitores, eles não conseguem reproduzir com qualidade, fazendo com que sirvam apenas para uma emergência sendo a última opção para reproduzir músicas ou outros tipos de sons.

Preço e custo-benefício

O LG 29UM69G está à venda no Brasil pelo preço de R$ 1.199, de acordo com o Compare TechTudo. O produto tem um valor justo diante do que ele se propõe e, por isso, se torna uma excelente opção para quem busca qualidade de imagem, mas não quer gastar muito em um monitor gamer. Sua tela ultrawide favorece jogos com suporte à resolução 2560 x 1080 pixels. Além disso, o dispositivo oferece um conjunto de tecnologias que aumentam o realismo e auxiliam na jogabilidade.

Qual é o melhor monitor para jogos? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo