Um time de pesquisadores da UCLA Berkeley, na Calif?rnia, est? trabalhando em um supercapacitor que tem a espessura de uma folha, carrega em segundos e guarda energia t?o bem quanto uma bateria. Este ?ltimo ponto ? diferencial do modelo, j? que os supercapacitores costumam n?o armazenar muita energia, n?o sendo usados em dispositivos mais exigentes.

?Formigas rob?s? podem ser futuro do trabalho em f?bricas; entenda

Supercapacitor carrega em segundos e guarda energia como uma bateria (Foto: Divulga??o/UCLA)

A ?m?gica? acontece por causa do material usado: grafeno. Quando modificado a laser, ele permite recarregar bem r?pido e tamb?m armazenar energia. A equipe, al?m de grafeno trabalhado a laser, tamb?m usou di?xido de mangan?s para criar o supercapacitor. Sua capacidade se compara a uma bateria de chumbo-?cido, j? que ele ? capaz de armazenar 42 watts-hora de energia por litro.

Ainda, o dispositivo se destaca por carregar em poucos segundos e tem vida ?til de 10 mil ciclos de recarga. Nos testes realizados na Universidade, ele foi capaz de carregar rapidamente utilizando a energia solar durante o dia, manter a carga e ainda fornecer energia para as luzes LED durante a noite. Com a mesma tecnologia, tamb?m foi criado um microcapacitor com um quinto da espessura de uma folha de papel.

Segundo os pesquisadores, quando o aparelho che

... gar ao mercado, ele ser? ideal para ser usado em dispositivos vest?veis, como pulseiras fitness e smartwatches, ou at? mesmo dentro de implantes m?dicos, podendo proporcionar avan?os na medicina. Por?m, ser? preciso esperar, j? que ainda n?o tem previs?o de chegada do aparelho ao consumidor final.

Via Gizmodo e UCLA.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo