O Instagram começa a testar no Brasil a ocultação do número de likes em fotos e vídeos a partir desta quarta-feira (17). O experimento não significa que o Instagram não terá mais curtidas — usuários poderão conferir a quantidade de likes de seus próprios posts, mas os seguidores não terão mais acesso a esses dados.

Segundo comunicado oficial, o teste do Instagram sem like é uma tentativa de diminuir o clima de competição entre os seguidores e colaborar para que as pessoas foquem mais em contar suas histórias e não apenas esperar pelas curtidas. O experimento ocorrerá no aplicativo para iPhone (iOS) e celulares Android com alguns usuários da rede social. Ou seja, a nova atualização do Instagram não estará disponível para todas as contas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Instagram não acabou com os likes definitivamente: a função de interatividade continuará na rede social. Usuários podem curtir fotos e vídeos como desejarem, mas não terão mais acesso ao número de curtidas de outras contas. Cada perfil poderá visualizar a quantidade de likes que recebeu apenas em seus próprios posts.

Como se trata de um recurso em fase de testes, o Instagram deve analisar a recepção do experimento para descobrir se retirar likes pode realmente mudar o comportamento dos usuários. Portanto, não há garantia de que as curtidas no Instagram serão removidas para sempre.

O teste já vem sendo aplicado no Canadá desde maio. A empresa afirmou que os resultados estão sendo positivos, mas a expansão em outros países, como o Brasil, é justamente uma forma de avaliar com mais clareza se o novo recurso é realmente válido.

Com o fim da divulgação no número de curtidas, o Instagram também pretende combater os aplicativos que vendem seguidores e likes para celebridades e influenciadores digitais, tornando a interação entre os usuários mais real.

... div>

Recepção de usuários

No Twitter, a opinião dos usuários quanto à atualização do Instagram foi mista. Alguns aprovaram a mudança, enquanto outros estranharam a ausência dos likes.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo