Um eclipse lunar parcial acontece nesta terça-feira (16), entre 17h e 20h, no horário de Brasília, e terá transmissão ao vivo no YouTube pelo canal TimeandData. Parte da Lua será ocultada pela Terra, por conta de um alinhamento entre os astros. O fenômeno, que ocorrerá no hemisfério ocidental, estará visível em quase todas as partes do mundo, incluindo todas regiões do Brasil. O eclipse coincide com a celebração de outro evento astronômico: a celebração de 50 anos do lançamento da Apollo 11, aeronave responsável por levar o primeiro homem para Lua.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é um eclipse lunar?

O eclipse lunar ocorre quando Lua fica atrás da Terra, impedindo que os raios solares atinjam a Lua completamente, provocando uma sombra parcial ou total nela. Para o eclipse ocorrer, os astros devem estar completamente alinhados ou muito próximos um dos outros. O fenômeno que estará visível totalmente no Hemisfério oriental, em continentes como Austrália, África e Europa, e parcialmente no hemisfério sul, não será visível no hemisfério norte.

No Hemisfério Sul e no Brasil, a Lua surgirá no céu já parcialmente encoberta. Ele estará visível assim que cair a noite, entre 17h e 20h e seu ápice ocorrerá às 18h30, no horário de Brasília. Os astrônomos indicam que os espectadores olhem na direção leste e explicam que por conta do ser um eclipse parcial, a lua ficará parecida com a sua fase crescente.

Curiosidades sobre o Eclipse

O eclipse ocorre com uma proximidade extremamente rara do último eclipse lunar, que ocorreu no hemisfério sul, em janeiro deste ano, juntamente com outros dois fenômenos: a Super lua e a Lua de sangue. Entretanto, a onda de eclipses acabaram e esse será o último eclipse do ano, o próximo eclipse estará visível apenas no dia 26 de maio 2021, no hemisfério norte, quando a Lua será encoberta por cerca de 18 min. Entretanto, o próximo eclipse visível no Brasil, só acontecerá em 2022.

É importante lembrar também que os eclipses lunares podem ser observados diretamente. Não é necessário usar equipamentos especiais como no caso dos eclipses solares. A única recomendação para assistir a esse fenômeno é que os espectadores encontrem um local limpo de edifícios, com uma boa visibilidade do céu.

Como assistir ao Eclipse Lunar pela Internet?

O eclipse pode ser visto online através da plataforma TimeandData, que fará transmissão ao vivo através do YouTube. As imagens serão captadas de telescópios localizados na Sibéria, na Croácia, na Austrália e no Reino Unido. Para quem está no Brasil, a live começa às 15h30, no horário de Bras�

... �lia. Outros canais no YouTube também farão streaming do evento. Para encontrar os vídeos, pesquise por "eclipse lunar parcial" e clique em "Filtro". Na área "Características", selecione a opção "Ao vivo".

Quais são os melhores aplicativos para Android? Confira no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo