Ser? que voc? lembra quais aparelhos abriram o mil?nio e foram importantes no in?cio dos anos 2000? Listamos 10 modelos que fizeram sucesso na ?ltima d?cada, desde aqueles que foram praticamente esquecidos, at? os dispositivos que fazem sucesso at? os dias de hoje. Vamos juntos nessa viagem de volta ao passado?

Organize fios e cabos dos seus eletr?nicos de forma original

PlayStation 2 ? lan?ado e marca uma gera??o

PlayStation 2 foi lan?ado no Brasil em 2002 e fez muito sucesso (Foto: Divulga??o/PlayStation)

O PlayStation 2 foi o segundo console produzido pela Sony e foi lan?ado em mar?o de 2000, no Jap?o, chegando ao Brasil em novembro de 2002. Analisando nos dias de hoje, ? natural que seus gr?ficos n?o chamem tanta aten??o, mas no in?cio dos anos 2000 eles fizeram muito sucesso.

O modelo foi um dos primeiros h?bridos do mercado, funcionando com video game e reprodutor de DVD. O dispositivo teve sua produ??o encerrada em janeiro de 2013 e o ?ltimo jogo lan?ado para o console foi o Pro Evolution Soccer 2014. De acordo com a Sony, at? o in?cio de 2011, o PlayStation 2 teve mais de 150 milh?es de unidades vendidas e 38 mil t?tulos dispon?veis.?

GPS Automotivo chega ao usu?rio comum

A Garmin ? uma das l?deres do mercado de GPS e oferece atualiza??es gratuitas para seus usu?rios (Foto: Divulga??o/Garmin)

Apesar da tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global, traduzindo a sigla para o portugu?s) existir desde a d?cada de 1970, quando era utilizada apenas pelos militares, foi nos anos 2000 que ela chegou para o usu?rio comum. Nos final dos anos 1990, come?ou a ser usada para rastreamento de caminh?es e na d?cada seguinte, chegou ao consumidor final.

Atualmente ? at? dif?cil lembrar como era antes do GPS. Com eles, a necessidade de carregar mapas em viagens diminuiu bastante.?Ainda, o mapeamento por sat?lites possibilitou a cria??o de ferramentas como o Google Maps e o Google Street View.

Apesar da continuidade da tecnologia GPS ser inquestion?vel, os aparelhos que funcionam exclusivamente para esse fim caem cada vez mais em desuso. Com os smartphones, a Internet 4G e uma s?rie de aplicativos, a tend?ncia ? que o celulares dominem esse mercado.

Confira nossas listas de aplicativos de GPS para Android e iOS

GameCube

O GameCube tinha o objetivo de recuperar o espa?o perdido para a Sony com o PlayStation 2 (Foto: Divulga??o/Nintendo)

Quem se lembra do video game em forma de cubo, o GameCube? O console de sexta gera??o da Nintendo foi lan?ado no Jap?o em setembro de 2001 e chegou ao Brasil em agosto de 2002. O modelo foi sucessor do Nintendo 64 e tinha como objetivo tentar retomar o mercado perdido para o PlayStation 2, lan?ado pouco tempo antes.

O GameCube trouxe algumas novidades, como, por exemplo, a intera??o com o Game Boy Advance e um controle especialmente desenhado para se adaptar aos jogadores de todas as idades. A Nintendo anunciou o fim da produ??o do aparelho no in?cio de 2007. The Legend of Zelda: The Wind Walker, Super Mario Sunshine e Resident Evil 4 foram alguns dos jogos de maior sucesso da plataforma.

Surge o pendrive

... onente-conteudo" style="width: 695px;"> Hoje essenciais, os pendrives surgiram para substituir o disquete e o CD (Foto: pendrive-kingston)

Hoje em dia, ? at? dif?cil lembrar de quando t?nhamos que andar com v?rios disquetes para apresentar algum trabalho, por exemplo. Os pendrives revolucionaram a tecnologia e se tornaram pe?as essenciais, tanto no ambiento profissional como no uso pessoal. O aparelho surgiu no ano 2000, com o objetivo de substituir o disquete e o CD e veio para ficar, e desde l? vem se adaptando, aumentando sua capacidade de armazenamento e velocidade de transfer?ncia.?

Veja como escolher o modelo ideal de pendrive

Adeus TVs de tubo, ol? TVs de alta defini??o

TVs de tubo ficaram para o passado com chegada das TVs de alta defini??o (Foto: Divulga??o/Philips)

As televis?es de tubo fizeram parte do nosso cotidiano durante muitas d?cadas, at? que nos anos 2000, foram amplamente substitu?das pelos televisores LCD. Em 2007, pela primeira vez, as TVs LCD superaram em vendas os modelos de tubo, incentivando que cada vez mais fabricantes investissem em televisores de alta defini??o. Foi assim que tamb?m surgiram os aparelhos com tela de plasma e, posteriormente, telas LCD-LED. Ainda, as televis?es de alta defini??o tamb?m se destacam por permitirem a evolu??o de qualidade de outras m?dias, como, por exemplo, o DVD e, depois, o Blu-ray, levando aos padr?es HD atuais.

Vale a pena comprar uma TV 4K atualmente? Comente no F?rum do TechTudo.

C?meras digitais: quem ainda tem uma dessas?

As c?meras digitais compactas fizeram muito sucesso nos anos 2000 (Foto: Divulga??o/Fujifiilm)

Com o surgimento dos smartphones e tablets, e a melhoria na qualidade de suas c?meras, hoje as c?meras digitais port?teis foram praticamente esquecidas. Por?m, nos anos 2000 elas fizeram muito sucesso e a facilidade de n?o precisar esperar ter o filme revelado para ver as fotos fez com que todos quisessem ter um modelo.

No in?cio, os modelos eram maiores, mais pesados e funcionavam com pilhas, depois foram evoluindo para dispositivos mais compactos e passaram a utilizar bateria recarreg?vel. J? a transfer?ncia das fotos era feita por cabos, claro. Quem se lembra de tirar fotos na c?mera digital e depois correr para colocar no ?lbum do Orkut? As fotos tinham que ser muito bem selecionadas, j? que no in?cio, a rede social suportava apenas 12.

E-readers

Os e-readers j? est?o caindo em desuso (Foto: Divulga??o/Kindle)

Os e-readers, ou leitores de livros digitais, surgiram em 1998, nos Estados Unidos, quando foi lan?ado seu primeiro exemplar, o Rocket-ebook. Mas foi s? no in?cio dos anos 2000 que a tecnologia chegou ao Brasil.?

O modelo mais famoso da categoria ? o Kindle, da Amazon, que teve sua primeira vers?o lan?ada em 2007, nos Estados Unidos, chegando no Brasil em 2010. Por?m, com o avan?o dos smartphones e, principalmente, dos tablets, a tecnologia tem perdido espa?o e muitas fabricantes pararam de investir nela.

Blu-ray surge, mas n?o se populariza

O primeiro aparelho de Blu-ray foi lan?ado em 2002, pela Sony (Foto: Divulga??o/Sony)

A tecnologia Blu-ray Disc foi desenvolvida no in?cio de 2002 por um cons?rcio que inclui empresas como Apple, Dell, HP, Sony, Samsung e Panasonic, por exemplo. O objetivo principal era suprir o mercado com um novo padr?o de disco ?ptico capaz de armazenar uma quantidade muito maior do que a do DVD.

Apesar da tecnologia ter sido criada em 2002, apenas em 2006 o primeiro produto chegou ao consumidor final, um modelo da Sony. O Blu-ray tem diversas vantagens em compara??o com as m?dias anteriores e sua principal desvantagem fica por conta do pre?o, muito superior ao DVD, por exemplo.

MP3 Players?

MP3 virou febre nos anos 2000 (Foto: Divulga??o/Intenso)


?

Assim como os pendrives, os MP3 Players tamb?m foram respons?veis por dar maior portabilidade ao usu?rio, que podia ouvir suas m?sicas em qualquer lugar sem precisar do Discman. Diversas fabricantes investiram em modelos do novo player, que se popularizou no in?cio dos anos 2000, principalmente entre os adolescentes.

Com o tempo os reprodutores de m?sica ganharam atualiza??es, lan?ando novos modelos como o MP4, com v?deos, o MP5, com c?mera e o MP7, com r?dio, por exemplo. Hoje em dia ? raro encontrar esses modelos dispon?veis no mercado, pois perderam espa?o para o concorrente da Apple e smartphones.

<b>iPod</b>

Primeira gera??o do iPod classic lan?ado pela Apple em 2001 (Foto: Divulga??o/Apple)

Os ?ltimos MP3 Players que ainda resistem s?o os exemplares da Apple, os famosos iPods. O primeiro exemplar da Apple foi lan?ado em 2001 e at? hoje recebe atualiza??es e faz grande sucesso no mercado, sendo dif?cil encontrar outro modelo no segmento.

S?o diversos modelos de iPod, com ou sem tela, e com a tela podendo ser sens?vel ao toque ou n?o. A empresa criou aparelhos capazes se suprir as mais diferentes necessidades e demandas do usu?rio. A tecnologia, no entanto, ? outra que pode acabar por ser substitu?vel pelos smartphones.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo