O Chrome Remote Desktop mudou e passou a exigir apenas uma extensão para funcionar no Windows e Mac e permitir acessar o navegador à distância. A partir da versão 75 do Chrome, não é mais necessário fazer o download de um programa adicional para usar a ferramenta de acesso remoto. A solução do Google permite conectar dois computadores pelo navegador: é possível acessar a máquina de outra pessoa ou permitir que alguém de confiança controle o seu PC sem estar presente fisicamente. O usuário também pode cadastrar múltiplos dispositivos pessoais para abri-los em outros aparelhos – é possível, por exemplo, ver o desktop na tela do celular. Veja, no tutorial, como usar o serviço sem instalação de aplicativos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como configurar o Chrome Remote Desktop

Antes de usar o acesso remoto, atualize o Google Chrome e certifique-se de ele está na versão 75 ou superior. Em seguida, baixe a extensão Chrome Remote Desktop e instale no navegador.

Como permitir acesso remoto

Passo 1. Abra o site de acesso remoto do Google (https://remotedesktop.google.com/) e vá até a aba “Suporte remoto”. Clique em “Gerar código”.

Passo 2. Copie o código que aparece na tela e compartilhe com a pessoa que irá acessar seu computador.

Passo 3. Um aviso surgirá na tela quando a outra pessoa estiver tentando acessar a sua máquina. Clique em “Compartilhar” autorizar. Enquanto a sessão, tudo o que você faz no PC será visto pelo contato. A qualquer momento, clique em “Parar compartilhamento” no rodapé para interromper a conexão.

Como acessar o computador de outra pessoa

Passo 1. Abra o site de acesso remoto do Google (https://remotedesktop.google.com/) e vá até a aba “Suporte remoto”. Em “Conceder suporte”, digite o código informado pelo usuário cujo computador você deseja acessar. Clique em “Conectar” para iniciar a sessão.

Passo 2. A área de trabalho completa do PC anfitrião irá aparecer dentro do Google Chrome. No painel à direita, use os botões do menu “Controles do teclado” para executar comandos como print e Ctrl+Alt+Del na máquina acessada.

Passo 3. Clique em “Desconectar” para finalizar a sessão.

Como controlar um computador pessoal

O Chrome Remote Desktop permite configurar computadores pessoais para ficarem sempre disponíveis, desde que estejam ligados e logados na mesma conta do Google. O recurso é útil para controlar um computador de casa no trabalho, ou acessar um PC pelo celular em caso de emergência.

Passo 1. Abra o site de acesso remoto do Google (https://remotedesktop.google.com/), vá até a aba “Acesso remoto” e clique em “Ativar”. Certifique-se de que você está com uma conta do Google logada no Chrome.

Passo 2. Dê um nome

... ao seu computador que facilite a identificação da máquina mais tarde.

Passo 3. Digite uma senha de acesso e repita a combinação no campo abaixo. Ao final, clique em “Começar”.

Passo 4. Abra o aplicativo Chrome Remote Desktop no celular e selecione o computador na lista de dispositivos cadastrados. O app só exibirá aparelhos que têm a mesma conta do Google configurada no Chrome.

Como tirar vírus do Google Chrome? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo