Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), um dos jogos de maior sucesso da Valve, conta com diversos players ativos e um cenário competitivo sólido ao redor do mundo. Disponível para download desde 2012, o quarto título da franquia FPS disponibiliza inúmeros mapas e coloca os jogadores nas mais intensas batalhas, desde plantar uma bomba até resgatar reféns. Com tantos cenários, o game para baixar na Steam guarda segredos. O mapa Dust2, por exemplo, presta homenagem a um cocriador da série. Já Overpass tem caixas eletrônicos que "cospem" dinheiro. Confira, a seguir, cinco curiosidades sobre os mapas de CS:GO.

Não pise nos pássaros

Em 2014, o mapa Train passou por uma repaginada visual através de uma atualização, mas o que mais chamou atenção foi a adição de uma placa em russo que pedia para que jogadores parassem de pisar nos pássaros do mapa. Antes do tal patch ser lançado, jogadores descobriram que era possível pular nas pombas do cenário, voar ao redor do mapa e, por exemplo, fugir de combates mais intensos. A atualização corrigiu e prestou homenagem ao bug com uma placa em russo que pede para que os jogadores: "Não pisem nos pássaros".

Quem quer dinheiro?

O mapa Overpass chegou ao CS:GO em dezembro de 2013 com uma peculiaridade que se mantém até os dias de hoje: caixas eletrônicos que "cospem" dinheiro. Na Zona A do mapa, bem na região de spawn do CT, há uma grande parede de um banco com caixas eletrônicos. Caso jogadores atirem no caixa da esquerda, um som metálico é disparado até que notas de dinheiro sejam despejadas. É interessante notar que, antigamente, jogadores tinham acesso aos caixas eletrônicos e podiam coletar o dinheiro, mas uma atualização bloqueou a passagem, impossibilitando a coleta. Agora, só é possível atirar e assistir às notas voarem de longe.

Uma bela homenagem

Dust2 é um dos mapas mais famosos de Counter-Strike e não poderia deixar de guardar uma grande curiosidade. Na Zona A do mapa, um grafite com a palavra "Goose" (Ganso, em português) marcava presença desde a versão 1.6 de Counter-Strike, lançada em 2000, mas atualizações mais recentes trocaram o grafite pelo desenho de um ganso. Tanto o grafite quanto o desenho homenageiam Minh Le, cocriador da franquia também conhecido como "Gooseman".

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Inspirações reais

Locais espalhados pelo mundo serviram de inspiração para a criação de diversos mapas de CS:GO. Inferno, por exemplo, é quase uma adaptação completa de uma locação específica em San Juan Capistrano, no sul da Califórnia, EUA. Já o mapa Cache conta com o Reator 4 da Usina Nuclear de Chernobil que explodiu em abril de 1986. Italy, Santorini e Aztec são outros cenários inspirados em estruturas e locações que de fato existem ao redor do mundo.

A vida imita a arte

Em um processo reverso ao citado acima

... , jogadores se basearam na planta do mapa Dust2 para criar uma verdadeira arena em tamanho real para disputas de paintball, possivelmente na China. Mesmo sem todos os detalhes estruturais, como casas e prédios, a arena criada chama atenção por seu desenho arquitetônico, que com rampas, escadas e paredes ficou idêntica ao mapa do jogo.

Via PCGamer, TalkEsport, Medium e BuzzKid



>>> Veja o artigo completo no TechTudo