O erro PXE-E61 pode aparecer em situações em que o computador tenta inicializar, mas não encontra um sistema operacional disponível. Um exemplo é quando o PC está com a configuração de boot errada, ou quando o HD apresenta defeito. Nesse caso, é necessário realizar alguns ajustes na BIOS do sistema e, em caso de problema físico, checar se há algum problema com a conexão do HD.

Além disso, também é comum visualizar a mensagem de alerta “PXE-E61: media test failure check cable”, indicando que a máquina está programada para acessar um disco por meio de uma rede com falha de conexão. Confira a seguir o que significa esse problema e saiba como resolver.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Cheque o cabo de rede

Se a intenção é inicializar o sistema por meio de um servidor de rede, o erro PXE-E61 pode aparecer simplesmente por conta de um cabo mal encaixado. Certifique-se de que o cabo Ethernet está conectado de maneira correta no computador e se a rede o reconhece. Para isso, você precisará descobrir se sua máquina pode ser visualizada em outro PC conectado à mesma rede. É importante também checar se os drivers de rede do computador estão atualizados. Porém, para isso, será necessário dar boot da maneira convencional, por meio de um HD local.

Configure a BIOS corretamente

Se o erro PXE-E61 aparece mesmo que você não queira usar um sistema operacional via rede, é possível que a BIOS do seu computador esteja configurada incorretamente. É preciso checar se o PC está priorizando o boot por meio do dispositivo de rede no lugar do HD interno.

Passo 1. Para corrigir, acesse a BIOS do PC seguindo o procedimento conforme a fabricante, como Acer, Asus, Dell, Gateway, HP, Lenovo, Samsung e Sony;

Passo 2. Depois, certifique-se de que a opção "Network adapter" não aparece em primeiro na ordem de inicialização (boot order);

Verifique o HD

Se a BIOS estiver configurada para inicializar o sistema pelo HD, mas, mesmo assim, o computador insistir em mostrar o erro PXE-E61, é possível que o disco esteja apresentando defeito. Isso ocorre porque, se o HD não for identificado pelo PC, ele segue a ordem de boot para o dispositivo seguinte em busca de um sistema operacional. Ao chegar ao dispositivo de rede e não encontrar um SO para inicializar, o sistema emite então o código de erro.

Abra a tampa do notebook e verifique se há al

... gum cabo com conector folgado. Aperte os encaixes e tente iniciar o sistema mais uma vez para descobrir se a falha foi solucionada. Caso contrário, é possível testar se o disco ainda funciona por meio de um pen drive com Linux. Se ainda assim o disco não responder, é aconselhável buscar assistência técnica especializada.

Como entrar na BIOS do PC? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo