O Brasil aparece na posição 50 do ranking mundial de internet móvel, com velocidade média de 13 Mb/s (Megabits por segundo, o famoso “mega” por aqui). Outros países da América do Sul surgem na sequência: Argentina (12,8 Mb/s), Bolívia (12,5 Mb/s) e Chile 12,0 Mb/s) também estão no levantamento divulgado nesta quarta-feira (29) pela empresa OpenSignal, especializada em testes de velocidade.

Em primeiro lugar está a Coreia do Sul, cujo download (considerando 3G e 4G) alcança a marca de 52,4 Mb/s. Em seguida aparecem a Noruega (48,2 Mb/s) e o Canadá (42,5 Mb/s). Na outra ponta do ranking estão o Iraque (1,6 Mb/s), a Algeria (3,1 Mb/s) e o Nepal (4,4 Mb/s).

O documento considera quase 140 milhões de medições de velocidade ao longo do primeiro trimestre de 2019. Os usuários brasileiros conseguem utilizar as redes 4G, de maior velocidade, em 72% do tempo. O upload de arquivos (como o envio de áudios no WhatsApp) deixa a desejar, com velocidade média de 4,5 Mb/s.

O relatório traz descobertas globais. Por exemplo, indica que nenhuma nação oferece experiência de vídeo “excelente”. A maioria dos países da América Latina entrega uma conexão apenas “justa” nestas circunstâncias. O Brasil já havia recebido avaliação similar em setembro de 2018, quando a firma apresentou documento referente a consumo de audiovisual. A firma aplica, desta vez, nota 52,1 numa escala que vai até 100.

Os países latino-americanos figuram na segunda metade do ranking quando o assunto é latência, ou seja,

... o tempo entre o clique num vídeo e a efetiva transmissão do conteúdo para o dispositivo conectado via 4G. Apenas o Chile faz bonito no critério, com média de 52,2 ms (milissegundos). A título de comparação, as conexões do Brasil atingem 72 ms no mesmo critério.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo