Fortnite e Free Fire Battlegrounds são, atualmente, os dois jogos Battle Royale de maior sucesso nos celulares Android e iPhone (iOS). Free Fire, da Garena, soma mais de 100 milhões de downloads na Play Store e na App Store. Já Fortnite, da Epic Games, arrecadou mais de US$ 630 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhões) desde seu lançamento somente nos aparelhos da Apple, de acordo com dados do SensorTower. Por mais que sejam games do mesmo gênero, os títulos têm diferenças. Veja, no comparativo a seguir, as principais características de cada Battle Royale mobile online.

Jogabilidade

Tanto Fortnite como Free Fire se inspiram em PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), responsável pela popularização do gênero Battle Royale em 2017. Por isso os jogos apresentam uma premissa bastante similar: todos os players aterrissam em uma ilha e precisam sobreviver até restar apenas um jogador ou time sobrevivente.

Nos dois jogos o gameplay é bastante simples, acessível e intuitivo. É possível compreender o básico e conquistar alguns abates com poucos minutos de jogo. Fortnite tem um elemento extra de jogabilidade, já que permite ao jogador construir estruturas para se proteger. Já Free Fire tem combates mais diretos e realistas.

Dispositivos compatíveis

Além de estar disponível nos celulares, Fortnite também está presente no PC e em todos os consoles da geração (PS4, Xbox One e Nintendo Switch). O jogo da Epic Games é praticamente o mesmo em todas as plataformas, o que permite o crossplay entre dispositivos diferentes. No entanto, a versão mobile de Fortnite é bastante pesada e exige um smartphone moderno com, pelo menos, 3 GB de RAM para funcionar bem.

Free Fire, por outro lado, só foi lançado nos celulares, mas pode ser jogado no PC com o emulador BlueStacks. O jogo da Garena tem gráficos mais simples e pode ser executado até em aparelhos mais antigos, já que precisa de apenas 1 GB de memória RAM.

Modos de jogo

Como ambos são Battle Royales, os modos de sobrevivência estão presentes em Fortnite e Free Fire. Os dois jogos possuem servidores estáveis, que garantem partidas balanceadas e sem muitos bugs ou lag entre os jogadores. No entanto, Fortnite tem outras opções de jogo além do Battle Royale, como o Salve o Mundo e o modo Criativo.

Além disso o jogo da Epic Games também investe em modos especiais dentro do Battle Royale, como a guerra de comida, que coloca dois times para defender bases inspirada em alimentos, ou a grande guerra do modo 50 contra 50, na qual dois exércitos lutam entre si. Fortnite é um dos jogos com maior variedade de gameplay entre todos os títulos Battle Royale da atualidade.

Gráficos

Os dois jogos têm gráficos bem trabalhados e sabem tirar proveito dos aparelhos para criar modelos de personagens e cenários bem detalhados. Como Free Fire é um jogo um pouco mais leve e compatível com mais celulares, seu visual é um pouco mais simples que o do concorrente. Já Fortnite possui mais variedade de biomas, construções e objetos interativos.

Enquanto Free Fire preza pelos gráficos realistas, Fortnite aposta em um estilo cartunesco que faz bastante sucesso entre o público infantil. Vale lembrar que, como Fortnite já existia no PC e nos consoles, seu motor gráfico exige muito mais do aparelho do que o game da Garena.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Personagens

Fortnite e Free Fire tratam seu elenco de personagens jogáveis com abordagens muito distintas. No jogo da Epic, não há um elenco fixo de heróis, mas sim uma série de skins que são renovadas a cada temporada do game. Por isso, é possível colecionar os visuais e usar os favoritos no campo de batalha.

... v>

Free Fire, por outro lado, não possui uma variedade grande de cosméticos, mas compensa com um elenco de personagens com características únicas e designs bem trabalhados, como a agente especial Laura, o gângster Antonio, a enfermeira Olivia e a velocista Kelly.

Atualizações, novidades e suporte

Fortnite e Free Fire recebem atualizações constantes de suas desenvolvedoras. A Epic Games e a Garena se esforçam para adicionar novidades para evitar quedas de popularidade, como aconteceu com Apex Legends, que perdeu muita audiência e base de jogadores graças à falta de novos modos de jogo, mapas e skins.

Além das atualizações de patches, balanceamento e solução de bugs, Free Fire costuma receber novas armas, áreas, mapas e itens temáticos em a cada dois meses. Já Fortnite tem temporadas que duram por volta de 70 dias e adicionam diversas novidades no jogo, como skins, mudanças no mapa e desafios inéditos.

Os jogos Battle Royale vieram para ficar? Opine no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo