Est? prestes a embarcar ou programando uma pr?xima viagem? Viagens costumam criar in?meras oportunidades brilhantes para excelentes registros. Pensando nisso, o TechTudo preparou um tutorial com dez dicas para te ajudar a voltar com fotos incr?veis na bagagem e aproveitar ainda mais essas experi?ncias.?

Profissional d? dicas de fotografia manual: ?Insista, pesquise e pratique?

? importante aprender a usar sua c?mera antes de viajar?(Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

1. Explore sua c?mera

Antes de embarcar naquela viagem dos sonhos, tire um tempo para conhecer melhor sua c?mera. Isso, al?m de permitir que voc? tire fotos melhores, far? com que voc? as tire mais r?pido, j? que voc? n?o precisar? gastar tempo ?brigando? com as configura??es. Lembre-se que muitas vezes, cenas para fotos interessantes podem durar segundos, o que vai exigir habilidade para conseguir fazer o registro. Mesmo que n?o tenha muito tempo para testar a c?mera, ao menos leia o manual dela e aprenda o b?sico.

2. Abandone o modo autom?tico

Aprenda a usar o modo manual e brinque com luz, velocidade, planos e mais (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Aprender como usar os controles manuais da sua c?mera certamente ir? lhe permitir ser mais criativo e tirar fotos melhores. Para isso, passe algum tempo com a sua c?mera no modo manual antes de embarcar na pr?xima viagem e explore o m?ximo que puder. Aprenda a alterar a velocidade do obturador, abertura, ISO e balan?o de branco e experimente o que vai acontecer com suas imagens ap?s mexer nessas configura??es. S? assim voc? perder? o receio de explorar a c?mera e abandonar? de vez o modo autom?tico.

3. Pesquise sobre o lugar

Veja se h? algum evento acontecendo na cidade. O Festival da Lua Cheia, no Vietn?, proporcionou imagens incr?veis (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Eventos especiais s?o garantia de boas composi??es para fotografia. Por isso, fique de olho no que est? acontecendo na cidade em que voc? est? ou procure saber sobre a programa??o do local da sua pr?xima viagem. Vale desde uma manifesta??o em pra?a p?blica, at? um show a c?u aberto ou algum festival ou celebra??o na regi?o. Ainda, procure saber sobre restri??es e regras relacionadas a fotografia para n?o ficar em maus len??is em outro pa?s.

4. Compre um trip? ou outros acess?rios

Trip?s ?semi-profissionais? s?o indicados para a maioria das si
... tua??es e possuem pre?os acess?veis (Foto: Reprodu??o/Adriano Hamaguchi)

Todo viajante j? passou pela seguinte situa??o: estar em um ponto tur?stico, pedir para algum outro visitante tirar uma foto para voc? e ela sair completamente diferente do que voc? gostaria. Por isso, ? sempre bom levar na viagem algum trip? para a c?mera. Existem diversos modelos, desde os profissionais, maiores, at? uns menores que cabem em qualquer bolsa e s?o ideais para levar para qualquer lugar. Vale tamb?m em investir nos ?paus de selfie? com esse mesmo intuito, como os para a o GoPro. O trip?, al?m de te ajudar nesse quesito, ainda pode te ajudar em situa??es como o pr?ximo item dessa lista.

5. N?o tenha medo do escuro

N?o tenha medo do escuro: as luzes da cidade podem te render ?timas fotos (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

S? porque o Sol se p?s, n?o significa que suas fotografias devem ir embora tamb?m. As fotos durante a noite, apenas com as luzes da cidade, podem render registros incr?veis, basta voc? ter boa vontade e saber usar as configura??es da sua c?mera. Ajustar a exposi??o ? essencial nesse caso, e, com exposi??es longas voc? pode, por exemplo, at? transformar far?is de carros em ruas da cidade. Utilize uma abertura f12 -f/20 para transformar pontos de luz em algo que lembra rajadas de estrelas. Para conseguir a foto perfeita, encontre alguma superf?cie fixa para a c?mera ou caso tenha algum trip?, leve-o, ele ser? um grande aliado nessa hora.

Qual a melhor c?mera digital semi-profissional/superzoom/compacta? Opine no F?rum do TechTudo.

6. Seja criativo

Seja criativo, brinque com os ?ngulos e capture ?timas imagens (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Uma foto gen?rica de algum lugar popular pode se transformar em um registro incr?vel se voc? usar um pouco de criatividade. N?o precisa de muito, basta usar a imagina??o e criar ?ngulos diferentes para ter fotos que fujam do padr?o ?mais do mesmo? t?o conhecido dos viajantes. Vale colocar um barco em primeiro plano ao fotografar uma praia, subir no alto de um pr?dio ou at? mesmo ajoelhar. O importante ? explorar o entorno como puder para conseguir imagens mais pessoais.

7. Evite hor?rios de pico

Evite hor?rios de pico em atra??es tur?sticas e chegue cedo para pegar um bom lugar em eventos na cidade (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Se for poss?vel, programe seu itiner?rio para ir aos pontos tur?sticos mais badalados fora dos hor?rios de pico, pois neles ser? mais dif?cil voc? conseguir compor uma foto sem v?rias pessoas ?atrapalhando? a cena. Museus, por exemplo, tendem a ser menos cheios no final do dia, pr?ximo do hor?rio de encerramento. J? em atra??es, aonde n?o da para mudar o hor?rio, chegue mais cedo para pegar um bom lugar e, consequentemente, conseguir uma foto melhor.

8. Observe as pessoas

Pessoas podem gerar registros fotogr?ficos interessantes (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Pessoas costumam ser um dos fatores principais para voc? gostar ou n?o de algum lugar. E elas constantemente se tornam objetos interessantes de composi??o fotogr?fica, seja por alguma caracter?stica, express?o, ou pela atividade que est?o exercendo. Preste aten??o e registre momentos incr?veis. Mas lembre-se, ? importante pedir permiss?o antes de fotografar algum desconhecido.

9. Programe seu alarme

Tente montar o itiner?rio de forma a apreciar - e fotografar - ao menos uma vez o nascer e o p?r do Sol (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Hor?rios pr?ximos ao meio-dia n?o s?o os ideais para conseguir uma boa fotografia, isso geralmente acontece ou de manh? cedo, ou no final da tarde, quando a luz est? mais favor?vel. Ainda, nascer do Sol e p?r do Sol costumam render fotos incr?veis. Se voc? estiver viajando para alguma praia, montanha ou outro lugar onde consiga apreciar a natureza, vale a pena colocar o alarme e para ver e fotografar esses momentos do dia.

10. Revisite o lugar

Halong Bay em um dia totalmente nublado e em outro, com o tempo mais aberto (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Quando voc? se depara com algum lugar que te chama mais aten??o, tente incluir no seu roteiro pelo menos mais uma ida at? l? antes de mudar de cidade. Se o tempo estiver ruim quando voc? for pela primeira vez, crie chance de conseguir fotos melhores. Mas a visita vale mesmo que o tempo esteja bom, pois voc? provavelmente vai se deparar com alguma situa??o nova, o que pode ser muito agrad?vel ? e fotog?nico.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo