Ayrton Senna foi um dos maiores nomes da Fórmula 1 de todos os tempos. Ao longo de sua vitoriosa carreira, o piloto participou de diversos videogames, como sua própria série oficial na SEGA, o clássico Ayrton Senna’s Super Monaco GP, além de marcar presença no novo jogo F1 2019 ao lado do eterno rival Alain Prost. Confira na lista completa todos os jogos que tiveram participação de Ayrton Senna:

Exclusivos do Japão

Antes de assinar um contrato de exclusividade de imagem nos videogames com a SEGA em 1991, onde lançou seus jogos mais famosos, Senna apareceu em alguns títulos exclusivos do Japão, já que na época a indústria dos videogames ainda não trabalhava com lançamentos globais simultâneos, e boa parte dos jogos japoneses não eram portados para o ocidente, já que games de corrida eram considerados de nicho e investimentos de risco.

Sua história começou nos computadores Sharp X6800 com Overtake, e seguiu com os jogos F1 Sensation de NES, F1 Circus 92 no PC Engine, Satoru Nakagima F1 Super License de Mega Drive, além dos ótimos F-1 Grand Prix 1 e sua sequência GP Part 2 de Super Nintendo, alguns dos melhores jogos da época. Todos esses games eram licenciados pela FOCA, com carros e pilotos oficiais das escuderias de suas respectivas épocas.

Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2

Com ajuda da Tec Toy, a distribuidora brasileira da SEGA nos anos 1990, que intermediou o contato entre o piloto e a SEGA do Japão, Ayrton Senna firmou uma parceria exclusiva para a produção de jogos oficiais com seu nome para os consoles da desenvolvedora japonesa. Assim teve origem o clássico do automobilismo Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2, um dos jogos mais queridos pelos brasileiros que jogavam na época.

Embora sua melhor e mais conhecida versão seja a do Mega Drive, com belos gráficos em primeira pessoa, o jogo também foi lançado em diferentes versões para Game Gear e Master System, que apresentavam uma perspectiva diferente em terceira pessoa e visual mais simples. Senna prestou consultoria criativa ao projeto, o que ajudou os desenvolvedores a criarem a experiência de corrida mais realista possível, com todos os circuitos do calendário reproduzidos com fidelidade.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Ayrton Senna Kart Duel

E 1996, a Sunsoft lançou para PlayStation 1 e PC a pouco conhecida série Ayrton Senna Kart Duel, que inspirou ainda as sequências Kart Duel 2 e Special. Como o próprio nome indica, o foco do jogo ficava restrito à corridas de kart, sem carros de Fórmula 1 ou qualquer outra modalidade, o que não ajudou em sua popularidade.

Apesar dos controles e gráficos um tanto fracos, os jogos são interessantes para os fãs do piloto, já que trazem diversas imagens, vídeos e frases do piloto ao longo de sua trajetória amadora e profissional, o que aumenta seu valor como documentário. Ainda assim, seu desempenho decepcionante torna o apelo restrito a colecionadores.

Gran Turismo 6

Lançado exclusivamente para o PlayStation 3 em 2013, o simulador de automobilismo da Polyphony Digital dedica-se a recriar fielmente as mais diversas categorias de corrida, com carros de todas as gerações e estilos. Em outubro de 2013 o pacote ficou ainda mais completo quando foi anunciada uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, através da qual parte dos lucros do jogo foram para a instituição, e conteúdo sobre o piloto chegaria ao game.

Em maio de 2014 a parceria trouxe enfim o conteúdo especial focado na carreira de Ayrton, com vídeos de tributo, novas pistas e modos de jogo, além do carro clássico Lotus 97T, que Senna popularizou durante a temporada de 1985 da Fórmula 1. Veja o modelo do carro na imagem abaixo:

F1 2019

Em suas últimas edições, a série F1 da Cod

... emasters já apresentava diversos carros clássicos da categoria, mas no novo jogo a desenvolvedora irá um pouco mais longe e apresentará também avatares de pilotos clássicos, começando com Ayrton Senna e Alain Prost, os protagonistas de uma das rivalidades mais marcantes do esporte.

O jogo será lançado em 25 de junho de 2019 e os dois pilotos estarão na capa da Legends Edition, além de aparecerem como personagens jogáveis na tela de seleção de pilotos. Assim, jogadores de todo o mundo poderão pilotar a McLaren MP4/5B com essas verdadeiras lendas do automobilismo!

Qual é o melhor jogo de Fórmula 1? Vote no fórum do Techtudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo