Game of Thrones, o seriado de sucesso que adapta os livros de George R.R. Martin, também inspirou diversas adaptações para videogames. É possível encontrar jogos oficiais em versões para PC, Android, iOS, como Game of Thrones Conquest, e também nos consoles de mesa Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One, como o novo Reigns Game of Thrones. Conheça todos os jogos inspirados nas Crônicas de Gelo e Fogo na lista completa:

A Game of Thrones: Genesis

Em 2011, a desenvolvedora Cyanide lançou o primeiro jogo oficial de Game of Thrones exclusivamente para computadores, mas com uma pegadinha: ele é inspirado na série literária, não no seriado de televisão. Isso torna o jogo de estratégia em tempo real ainda mais interessante, já que ele expande alguns elementos citados apenas por alto nos livros.

São 20 missões ao todo, com participação das principais casas da saga, como Lannister, Baratheon, Stark e Martell. Seu gameplay é profundo e oferece vastas opções táticas, o que o torna mais centrado no pensamento crítico do que na perícia em combates. Até hoje é um dos melhores jogos da franquia.

Game of Thrones

O primeiro jogo que tentou adaptar a série de televisão foi lançado em 2012 para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 pela Atlus. Apesar da presença dos atores James Cosmo (Jeor Mormont) e Conleth Jill (Varys), e da trilha sonora original do seriado, o game conta uma nova história que corre em paralelo aos eventos mostrados na televisão.

O RPG de ação coloca o jogador no controle de Alester Sarwyck e Mors Westford enquanto a primeira temporada se desenrola ao fundo, o que é uma ideia interessante no papel. O problema é que as mecânicas de ação e uma câmera problemática, aliadas ao design sem inspiração dos mapas, tiram quase toda a diversão do game.

Game of Thrones Ascent

O título mais social e casual da lista foi lançado para Android, iOS e também navegadores de internet através do Facebook em 2013 pelo estúdio Disruptor Beam. Como bom jogo social, a ideia é que o jogador crie o seu próprio avatar para entrar em Westeros, determinando o sexo, nome e visual do novo cavaleiro.

Há muitos diálogos e possibilidades espalhados pelo mapa, que inclui centenas de missões diferentes. Conforme os requisitos são cumpridos, os pontos de experiência obtidos são trocados por novas habilidades políticas, traços e personalidade e força para impor sua vontade por todos os sete reinos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Game of Thrones Season 1

Depois de adaptar com sucesso a franquia The Walking Dead para os videogames, a Telltale Games também lançou um adventure inspirado na série The Game of Thrones em 2014. Foram seis episódios lançados em 2014 para Android, iOS, PC, PlayStation 3, PS4, Xbox 360 e Xbox One. Como de praxe, o jogador deveria escolher entre diversas opções de ação e diálogo para moldar sua própria história.

A história é focada na até então pouco explorada família nortenha Forrester, que se vê obrigada a interagir com os principais personagens da série em meio às tramoias políticas. A falta de inovação foi um problema na fórmula, que já mostrava sinais de desgaste, e a segunda temporada do game foi cancelada com o encerramento das operações da Telltale em 2018.

Game of Thrones Conquest

O mais popular jogo de Game of Thrones em atividade no momento de publicação deste texto, Conquest foi lançado em 2017 pela WB Games em versões para Android e iOS com download grátis. Apesar do título, o jogo é apenas uma nova skin de outro título para celulares, o Game of War, que foi adaptado com os temas e personagens de Game of Thrones.

Apesar de exigir um celular parrudo para ter boa performance, o jogo sofre com alguns bugs e problemas

... de otimização mesmo nos aparelhos mais modernos. Ainda assim, os combates táticos divertem e a presença de centenas de ilustrações oficiais tornam o pacote interessante para fãs da série.

Reigns: Game of Thrones

O mais novo jogo de Game of Thrones, Reigns foi lançado pela Devolver Digital originalmente para PC, iOS e Android em 2018, e então portado para o Nintendo Switch em 2019. De forma bastante inusitada, seu gameplay remete ao aplicativo de paquera Tinder, com o arrastar da tela confirmando ou negando suas decisões.

Totalmente em português, o jogo é bem focado na leitura e tomada de decisões, e sua interface às vezes pode ser um pouco confusa, com deslizes errados colocando tudo a perder. Ainda assim, há muito fan service e uma história totalmente original para agradar os leitores das Crônicas de Gelo e Fogo.

Qual é o seu jogo favorito de Game of Thrones? Vote no fórum do Techtudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo