Os antivírus online são ferramentas interessantes para um rápido escaneamento do computador e proteção contra arquivos perigosos. Além de fazer uma verificação completa do sistema de forma gratuita, eles também oferecem análise e remoção de arquivos infectados. No entanto, é importante destacar que os antivírus online não substituem o software de proteção já instalado no computador.

Essas ferramentas são úteis para escaneamento, mas não disponibilizam proteção em tempo real como os softwares offline e, por isso, não se deve confiar a segurança do sistema apenas a elas. Na lista abaixo, conheça as melhores sete opções de antivírus online para usar no seu PC, sendo quatro de escaneamento completo e três de verificação de arquivos suspeitos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Panda Cloud Cleaner

O Panda Cloud Cleaner demanda a instalação de um software leve para realizar o escaneamento do sistema. Ele vem para substituir o Panda ActiveScan, com mais recursos, permitindo, por exemplo, eliminar todos os processos desnecessários que antecedem a varredura e dinamizar a busca. O antivírus online é fácil de usar e promete bons resultados. Uma vez feita a análise do sistema, ele permite que o usuário marque os arquivos maliciosos e os remova de seu computador rapidamente.

2. ESET Online Scanner

Para usar o ESET Online Scanner, é preciso fazer download do arquivo de varredura. Depois de rodar o programa, o antivírus permite três tipos de escaneamento: completo, rápido ou personalizado. Um dos antivírus online mais completos, o ESET tem uma interface amigável e é fácil de usar, com instruções claras e sem muitos passos. Além de fazer a análise do sistema, ele dá a opção de colocar em quarentena e remover arquivos maliciosos automaticamente do PC.

3. Google Chrome

Os usuários do Google Chrome podem fazer uma varredura de sistema diretamente pelo browser. Para usar o antivírus gratuito do Chrome, é preciso abrir o navegador e colar o seguinte comando na barra de endereço: chrome://settings/cleanup . Quando a página carregar, o usuário deve clicar em "Buscar" e deixar o Chrome vasculhar o computador em busca de softwares infectados ou suspeitos. Esse antivírus só tem uma opção padrão de escaneamento, mas ela não é muito demorada. A grande vantagem dessa opção é não precisar instalar nada além do navegador. É importante lembrar, no entanto, que a ferramenta não funciona em outros browsers.

4. F-Secure Online Scanner

O F-Secure Online Scanner é outro da lista que não precisa de instalação, embora seja necessário baixar o aplicativo para rodá-lo no computador. Ele faz uma varredura rápida em si, mas demora um pouco a começar o processo, porque precisa fazer uma verificação antes. A interface é limpa e fácil de manejar, o que faz desse antivírus online uma boa opção para quem procura um escaneamento simples. Ao final da análise, o programa apresenta as infecções encontradas e possibilita ao usuário excluir os arquivos maliciosos permanentemente.

5. VirScan

Diferente das opções anteriores, o VirScan – como os próximos dois desta lista – é um verificador de arquivos individuais. Isso quer dizer que, no lugar de fazer uma varredura do sistema, ele verifica apenas um arquivo selecionado pelo usuário. Essa opção é útil para quem deseja se certificar da segurança de um arquivo baixado antes de abri-lo, por exemplo. O VirScan apresenta um banco de dados de arquivos maliciosos. Ele permite que o usuário faça upload de um arquivo de até 20 MB para ser verificado. O arquivo é analisado com base em uma comparação com esse banco de dados e a ferramenta indica se é seguro mantê-lo no computa

... dor.

6. VirusTotal

Outro verificador de arquivos, o Virus Total também permite a pesquisa em um banco de dados. No entanto, ele apresenta uma vantagem em relação ao VirScan: permite não só que o usuário faça upload de um arquivo, mas também que verifique uma URL ou endereço de IP. Outro benefício do VirusTotal é que ele oferece a análise de arquivos maiores por meio de uma consulta por e-mail. O usuário manda o arquivo suspeito direto para o e-mail da VirusTotal e a empresa responde com a análise do material. Nesse formato, é possível verificar arquivos de até 256 MB.

7. MetaDefender

Útil na verificação de arquivos, o MetaDefender pega informações de mais de 30 antivírus para analisar um documento enviado pelo usuário. Além de um arquivo, é possível verificar um domínio, uma URL ou um endereço de IP. O site recebe arquivos de até 140 MB para serem analisados e o usuário deve fazer o upload na plataforma. Depois de verificar o conteúdo, a ferramenta apresenta sua pontuação de vulnerabilidade e oferece a opção de download do "arquivo higienizado". O Metadefender tem um design agradável e elegante e é de fácil manejo.

Via MUO

Como ativar o Windows defender no Windows 8? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo