Os Doodles do Google são versões personalizadas do logo do buscador para comemorar datas como feriados, aniversários e a vida de artistas, cientistas e pioneiros em diversas áreas. Alguns deles são experiências interativas ou jogos que podem ser uma boa opção para passar o tempo. Há clássicos como Pac-Man e Cubo Mágico, e até games desenvolvidos pelo próprio Google.

Outros Doodles simulam instrumentos musicais ou são experimentos feitos com inteligência artificial e realidade virtual. Apesar de ficarem por tempo limitado na página inicial do Google, todos os Doodles continuam disponíveis em um acervo pouco conhecido pelos usuários. Confira, a seguir, dez dos melhores joguinhos comemorativos já criados pela empresa para você se distrair online.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Pac-Man

No aniversário de 30 anos do Pac-Man (ou Come-Come, no Brasil) em 2010, o Google colocou em sua página inicial uma reprodução do clássico jogo no formato do logo do buscador (https://www.google.com/doodles/30th-anniversary-of-pac-man). Com direito ao gráficos, sons e lógica originais, o usuário pode mergulhar na nostalgia e aproveitar o game dos anos 1980. Para jogar, basta clicar em “Inserir moeda” e usar as setas do teclado para controlar o personagem. Clicando mais uma vez no botão, dá até para adicionar a Sra. Pac-Man e brincar em dupla. Nesse caso, o segundo jogador usa as teclas WASD.

2. Arte de sombras

O teatro de sombras é uma tradição chinesa — e de outros países asiáticos — muito antiga, que combina lendas, arte, música, imaginação e habilidade. Para celebrar o último Ano Novo Lunar, que aconteceu em 5 de fevereiro, o Google lançou um jogo baseado em inteligência artificial (https://shadowart.withgoogle.com/?lang=en-us). Nele, o jogador tem que se posicionar em frente à câmera do computador ou celular e formar com as mãos, um a um, os doze animais do ciclo lunar, também conhecidos como signos do horóscopo chinês. São 20 segundos para cada um, até que o software reconheça o formato da “sombra”.

3. Hip-Hop

Em 2017, o Google celebrou o aniversário de 44 anos do hip-hop, ritmo americano que nasceu no subúrbio de Nova York e ganhou o mundo, associado a uma série de manifestações culturais. No Doodle comemorativo, que inclui o logo da empresa customizado em grafite, o usuário pode “atacar de DJ” (https://www.google.com/doodles/44th-anniversary-of-the-birth-of-hip-hop). É possível mixar músicas lendárias utilizando duas pick-ups e um mixer e ainda ter sua experiência narrada pelo ícone do hip-hop Fab 5 Freddy. O desafio possui dez níveis e consiste em acertar os comandos para tocar os breaks.

4. Programação para crianças

Em homenagem aos 50 anos de linguagens de programação voltadas para crianças, um Doodle interativo foi lançado (https://www.google.com/doodles/celebrating-50-years-of-kids-coding). O jogo mostra alguns conceitos básicos de lógica usados para ensinar de modo lúdico o que está por trás dos códigos que dão vida ao mundo digital. A ideia é movimentar um coelho e comer cenouras utilizando uma sequência de comandos, que aparecem na parte inferior. Adultos não familiarizados com programação provavelmente também vão se divertir e aprender.

5. Halloween

No Dia das Bruxas de 2018, o buscador apresentou uma novidade: o primeiro Doodle com um game multiplayer. Jogadores do mundo inteiro podem se juntar para participar do Great Ghoul Duel, um duelo de fantasmas (https://www.google.com/doodles/halloween-2018). Dois times oponentes de quatro são formados e devem competir na coleta de espíritos errantes. Ganha o grupo que conseguir conduzir o maior número de volta à base dentro do tempo estimado. As partidas podem ser realizadas com pessoas aleatórias ou amigos, a par

... tir de um link de convite.

6. Cubo Mágico

O cubo mágico é um fenômeno global, presente nas brincadeiras de crianças do mundo todo e também em campeonatos acirrados com pessoas capazes de resolver o cubo em segundos. Ele foi criado em 1974 pelo inventor e professor de arquitetura húngaro Erno Rubik. Em homenagem ao 40º aniversário do brinquedo, o Google disponibilizou uma versão virtual. O usuário pode jogar usando o mouse e atalhos no teclado (https://www.google.com/logos/2014/rubiks/iframe/index.html).

7. Georges Méliès

Para celebrar o diretor francês George Méliès, que revolucionou o cinema, mais uma inovação: foi criado o primeiro Doodle interativo de realidade virtual (https://www.google.com/doodles/celebrating-georges-melies). Nos primórdios da sétima arte, o artista foi pioneiro em várias técnicas de filmagens e métodos narrativos, principalmente no uso de efeitos especiais e na produção de filmes de ficção científica.

Méliès atuou entre 1888 e 1923, muito antes dos efeitos de computador. No Doodle, uma animação em 360º destaca alguns dos truques e ilusões introduzidos por ele para transportar o espectador para a história. É possível ter a experiência VR utilizando o smartphone junto a um óculos Cardboard ou Daydream, ou mesmo apenas assistir e mover o vídeo pelo computador.

8. Basquete

Durante as Olimpíadas de 2012, o Google exibiu em sua página inicial diversos jogos referente a modalidades esportivas presentes na competição, como canoa, futebol e corrida de obstáculos. Um dos mais populares foi o de basquete, um game simples e viciante (https://www.google.com/doodles/basketball-2012). O jogador precisa acertar na cesta o máximo de bolas possível dentro de 24 segundos, usando a barra de espaço. Quanto mais tempo a tecla for segurada, maior a potência do arremesso.

9. Doctor Who

No aniversário de 50 anos de Doctor Who, a icônica série de TV britânica de sucesso internacional, foi lançado um Doodle com um game comemorativo (https://www.google.com/doodles/doctor-whos-50th-anniversary). O programa conta as aventuras do Doutor, um senhor do tempo que viaja no tempo e no espaço, e seus companheiros. Ele é um alien e tem a capacidade de se regenerar em um novo corpo quando está prestes a morrer, portanto, na época, 2013, já tinha 11 encarnações. No jogo, o usuário escolhe como personagem um dos Doutores e deve recuperar as letras que formam a palavra Google, pois elas foram roubadas pelos Daleks, um dos vilões clássicos da série.

10. Guitarra

Nascido em 1915, o músico e inventor Les Paul foi um nome fundamental na história da guitarra elétrica e da música como um todo. Ele desenvolveu uma versão do instrumento que possibilitou o som do rock’n’roll e também foi responsável por técnicas de gravação como atraso de eco, overdubbing e multitracking. Quando Les Paul faria 96 anos, em 2011, o Google transformou seu logo em cordas de guitarra inspiradas pelo trabalho do artista. O usuário pode tocar passando o cursor ou usando o teclado e ainda gravar uma composição de 30 segundos.

Qual é o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo