As contas de memorial do Facebook, dedicadas a perfis de pessoas que morreram, ganharam funções inéditas nesta terça-feira (9). As alterações incluem uma nova seção de tributos, mais controles para os contatos herdeiros e melhorias na inteligência artificial para impedir que o perfil de memorial apareça para seus familiares e amigos de forma dolorosa.

"Essas mudanças são baseadas no que ouvimos de pessoas de diferentes religiões e origens culturais, além de especialistas e acadêmicos. Somos gratos a eles por nos ajudarem a entender como podemos construir mais ferramentas para ajudar a pessoa a encontrar conforto em momentos de pesar", disse Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, na mensagem que apresenta as novas funções.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Nova seção de tributos

O Facebook calcula que mais de 30 milhões de pessoas visualizem perfis de memorial todos os meses. Para expandir a interação de usuários que desejam relembrar os amigos que faleceram, a rede criou uma nova seção de tributos em guia separada nos perfis registrados como memorial.

A ideia é preservar a linha do tempo com as postagens originais da pessoa e, ao mesmo tempo, também abrigar as mensagens de tributo de familiares e amigos. Separando os tipos de conteúdo, fica mais fácil acessar as mensagens que se deseja ver. "Isso permite que as pessoas vejam os tipos de postagens que são mais úteis para elas em seu processo de luto", explica Sandberg.

Controle adicionar para contatos herdeiros

Desde 2015, o Facebook apresenta a função de escolher um contato herdeiro, ou seja, um perfil confiável que fica encarregado da sua conta em caso de morte. Nesta nova atualização, os contatos herdeiros podem moderar as postagens na nova seção de tributo, alterando as configurações de tags e editando quem pode postar e ver as postagens. Com os novos controles, o contato herdeiro pode atualizar as fotos de perfil e de capa da conta de memorial e fixar uma postagem no topo do perfil. Essa última função pode ser usada para informações sobre velório e enterro, por exemplo.

A função de nomear um contato herdeiro não está disponível para menores de idade. No entanto, as novas políticas de perfis de memorial agora permitem que pais que perderam os filhos com menos de 18 anos possam solicitar a gerência do perfil como um contato herdeiro.

Inteligência Artificial melhorada

Além de expandir as ferramentas de suporte para conta de memorial, o Facebook se preocupou em minimizar experiências dolorosas na rede social para alguém que acabou de perder um ente querido. Para isso, a rede social tem criado mecanismo em sua inteligência artificial para que, quando uma conta for registrada como memorial, ela pare automaticamente de aparecer de formas desconfortáveis. Assim, o perfil de memorial deixa de

... surgir como sugestão de convidado para um evento ou nos lembretes de aniversário, por exemplo.

Além disso, agora apenas amigos e familiares próximos podem pedir para que uma conta se torne memorial. O Facebook diz que está trabalhando para que esses mecanismos se tornem cada vez mais rápidos e eficientes e para que a rede possa ajudar na fase de luto e não deixá-la mais dolorosa.

Como baixar vídeo do Facebook? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo