Assassin's Creed 3 Remastered é a nova versão do polêmico título da franquia de ação lançado em 2012. Disponível para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC, a remasterização oferece dois grandes games da geração passada com gráficos aprimorados. Confira todas as novidades:

Depois de lançar Assassin's Creed 2, Brotherhood e Revelations na generosa coletânea The Ezio Collection, chegou a vez da Ubisoft reviver suas duas aventuras: as situadas no período da independência norte-americana.

Assassin's Creed 3 traz o jogo base com todo o seu conteúdo adicional, incluindo a campanha extra de três partes "A Tirania do Rei Washington", bem como Assassin's Creed 3: Liberation, originalmente concebido para o portátil PlayStation Vita.

O remaster chegou em versão digital às lojas PlayStation Store, Xbox Live e Steam, com legendas em Português do Brasil, mas foi disponibilizado gratuitamente a quem adquiriu o Passe de Temporada de Assassin's Creed Odyssey, o game mais recente da saga.

Mudanças bem-vindas, problemas conhecidos

Antes de tudo, é importante ressaltar que a Ubisoft não se limitou a melhorar somente a parte gráfica de AC3 para tirar proveito dos hardwares da atual geração. A movimentação dos personagens, por exemplo, foi reajustada para garantir maior fluidez nos combates e acrobacias de parkour. O mapa também recebeu pequenas melhorias que facilitam a navegação e localização de itens e colecionáveis.

Também notamos melhorias relevantes no sistema furtivo, que agora permite executar diversos inimigos a partir de uma única ação. Sem dúvidas, eis uma novidade bem-vinda para atrair jogadores que não tiveram contato com os games clássicos e estão adaptados às mecânicas modernas de Odyssey e Assassin's Creed: Origins.

As skins por DLC fazem parte do pacote, o que inclui trajes personalizados e itens exclusivos do Ubisoft Club para os protagonistas Connor e Aveline. Por outro lado, os recursos multiplayer foram removidos de ambos os títulos Assassin's Creed 3 Remastered, ou seja, o foco é unicamente na experiência single player.

Os gráficos ficaram mais realistas

Em Assassin's Creed 3 Remastered ainda que certas mecânicas tenham sido renovadas, a parte gráfica é o verdadeiro destaque do jogo e vai muito além de uma simples versão HD. A nova engine de iluminação foi capaz de renovar completamente os cenários, garantindo efeitos dinâmicos que imprimem um tom realista em sombras e luzes. Em paralelo a isso, os ambientes apresentam um número maior de elementos, agora com mais NPCs percorrendo as ruas de Boston e New Orleans.

O recurso HDR ainda garante uma imersão maior à experiência do Assassin's Creed 3 Remastered ao equilibrar na medida certa os tons de cores claras e escuras na tela. Em determinados momentos, temos a sensação de estar jogando um game de PS4 e Xbox One ao invés de uma versão adaptada de um produto de 2012.

Nos consoles mais potentes, como Xbox One X e PS4 Pro (versão utilizada em nossos testes), ambos rodam em resolução 4K, enquanto no PS4 padrão e Xbox One a qualidade é reduzida para 1080p. Há, no entanto, alguns gargalos em consequência da resolução mais alta, como travamentos ocasionais ao alcançar certas áreas e eventuais quedas de fps.

O principal ponto negativo de Assassin's Creed 3 Remastered fica por conta da falta de otimização nas expressões faciais e modelos de personagens. Elas destoam completamente dos ambientes caprichados e s

... uas novas texturas. Além disso, os problemas de sincronização labial do passado permanecem inalterados.

Vale a pena?

No fim das contas, o aprimoramento gráfico acaba sendo ofuscado por limitações herdadas dos games originais que, curiosamente, não foram melhoradas. O resultado é um Assassin's Creed 3 Remastered que não entrega tantos atrativos para ser revisitado pelos fãs. Se você nunca jogou, o produto final garante uma experiência satisfatória e divertida, ainda que longe de ser perfeita.

Quer comprar jogos mais baratos? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo