O WhatsApp passou por alguns problemas técnicos em março, mas também anunciou novidades, o que chamou a atenção do público do app, disponível em Android e iPhone (iOS). Durante o mês, o mensageiro ficou sem enviar áudios e imagens, um transtorno para os usuários. Além disso, a plataforma de chat vai bloquear contas vinculadas a versões não-oficiais do mensageiro. Outro destaque é a integração do serviço ao Instagram e Facebook, divulgado por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, responsável pela tríade.

A mudança tem o objetivo de garantir a privacidade do usuário e, ao mesmo tempo, oferecer um ambiente de convergência entres os apps. Os esforços do WhatsApp para a melhoria da experiência também dizem respeito às configurações do sistema que, na versão beta, traz testes sobre modo noturno, bloqueio por impressão digital e emoji da bandeira do Orgulho Transgênero. Confira, a seguir, as dez notícias e dicas do TechTudo sobre o WhatsApp mais buscadas pelos leitores em março.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Falha no envio de áudio e imagem

O WhatsApp enfrentou transtornos com o envio de mídias no último dia 13. De acordo com relatos feitos no Twitter, o mensageiro ficou fora do ar e depois não conseguia processar o envio de áudios, fotos e vídeos. Aparentemente, a falha atingiu o Brasil, vários países da Europa e também parte dos Estados Unidos. No mesmo dia, o Facebook e o Instagram enfrentaram instabilidade em suas plataformas. Em resposta ao TechTudo, o Facebook de Mark Zuckerberg, responsável pelas três redes sociais, confirmou o bug e disse que estava empenhado para resolver a situação.

2. Destaques de fevereiro

A tentativa de clonagem de contas do WhatsApp foi o assunto de maior destaque em fevereiro – a polêmica envolveu mais de 5 mil vítimas do golpe. As dicas para descobrir se o app foi hackeado e o lançamento da função Touch ID para iPhone também fizeram sucesso entre os leitores. Outros temas de destaque no menor mês do ano incluíram o combate de spam na plataforma, a versão alternativa Fouad WhatsApp, o novo visual em teste e a extensão que permite ler secretamente mensagens enviadas em grupos.

3. Integração entre WhatsApp, Facebook e Instagram

A integração prevista para WhatsApp, Facebook e Instagram terá foco na privacidade do usuário. Com a mudança, ainda em fase de desenvolvimento, o usuário vai poder trocar mensagens em qualquer uma das plataformas mesmo sem ter cadastro em todas elas. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, divulgou a novidade que prevê melhorias na segurança das conversas. Uma das propostas é que o conteúdo expire automaticamente, ou seja, tenha um tempo de validade assim como ocorre no Stories. Outra medida é a criptografia de ponta a ponta, já aplicada no WhatsApp, que será implementada nos outros dois apps e impede a interceptação do conteúdo por terceiros.

4. Emoji secreto

O WhatsApp para Android em versão Beta ganhou um emoji secreto da bandeira do Orgulho Transgênero. Para visualizar a figura, indisponível na barra de emojis nativa, é preciso copiar e colar o código "????️‍⚧" na conversa. Apenas os usuários da versão 2.19.56 de testes do aplicativo têm acesso ao emoji e o destinatário também precisa ter o WhatsApp Beta para conseguir ver o símbolo. A bandeira que representa as pessoas trans tem um design listrado e intercala as cores azul e rosa claro, com uma listra branca no centro. A chegada da imagem promove inclusão e reconhecimento por meio do mensageiro.

5. Figurinhas de Carnaval

Os usuários do WhatsApp puderam celebrar o Carnaval 2019 com o app Figurinhas datas comemorativas, que oferece adesivos com temática

... carnavalesca. O aplicativo é grátis e está disponível apenas para celulares Android. Os interessados podem encontrar stickers com passistas de escolas de samba, máscaras coloridas e trechos de marchinhas famosas, como "Ô, abre alas", "Me dá um dinheiro aí" e "Mamãe, eu quero". Dessa forma, os foliões puderam personalizar mais sua interação no serviço de mensagens.

6. Momo do WhatsApp no YouTube?

Em março, circulou o rumor sobre a volta da Momo do WhatsApp. A figura macabra estaria aparecendo em vídeos infantis do YouTube para instruir crianças a se matarem ou se machucarem. Supostamente, os pequenos também deveriam manter o conteúdo em segredo dos pais. Em resposta à polêmica, o YouTube disse não haver evidências sobre o desafio no site e recomendou às pessoas denunciarem, caso encontrassem esse tipo de vídeo. Viralizada em 2018, a Momo é considerada por autoridades em ambientes digitais um hoax, ou seja, uma farsa divulgada na web.

7. Modo noturno e bloqueio

O modo noturno e o bloqueio do app por digital estão em fase de teste pelo WhatsApp. O aguardado recurso promete seguir a tendência de outros aplicativos e pretende oferecer uma interface mais confortável para os olhos, ao reduzir a luminosidade da tela. Outra novidade é a autenticação via impressão digital, com o objetivo de reforçar a segurança do mensageiro, pois impede que pessoas não autorizadas leiam suas conversas. As funções foram incluídas na versão Beta do aplicativo para smartphones Android e ainda não há previsão de lançamento para os usuários da versão estável do mensageiro.

8. WhatsApp GB e Plus barrados

O WhatsApp anunciou o banimento por 72 horas de contas vinculadas ao GB WhatsApp e WhatsApp Plus, assim como a outras versões não-oficiais do serviço. Após o período de punição, o usuário deve retornar à plataforma oficial para evitar expulsão permanente. A rede social afirmou que não autoriza softwares terceiros a usarem o código de desenvolvimento do WhatsApp, pois não pode garantir a proteção dos dados pessoais. Os softwares alternativos atraem usuários graças à oferta de funções exclusivas, mas que podem oferecer riscos.

9. Desvantagens do app

O aplicativo mais popular do mundo, usado todos os dias pelos brasileiros para assuntos pessoais e profissionais, também tem suas fragilidades. Uma delas é a identificação via número de telefone, que traz uma série de desvantagens, como a exposição da sequência numérica para pessoas desconhecidas no caso dos grupos, por exemplo. Outro pouco fraco é o sistema de backup, que apresenta dificuldades na migração entre os sistemas operacionais do Google e da Apple. Pouco prático, o gerenciamento dos grupos também pode ser um problema, assim como o sistema de busca do app.

10. Som de notificação

Os interessados em personalizar o som da notificação do mensageiro podem trocar o áudio padrão por um dos toques disponíveis no app Sons para WhatsApp, grátis para o sistema Android. O serviço também pode ser usado em outros aplicativos e reúne um acervo com dezenas de áudios de jogos, carros, sinos, alarmes, instrumentos, entre outros. De forma nativa, o usuário consegue definir no software se a opção desejada servirá como som de aviso de novas mensagens ou toque de chamadas.

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo