A função de mid laner no League of Legends (LoL) é uma das mas importantes do jogo. Os meios precisam ter atenção redobrada na rota, contribuir com dano em team fights e se movimentar no mapa para auxiliar a equipe. Thiago "tinowns" Sartori é o mid laner da paiN Gaming desde 2017, e antes disso já havia atuado pela CNB e pela KaBuM!. Em conversa com o TechTudo, o pro player listou cinco dicas valiosas que fazem a diferença na rota central. Confira, a seguir, os conselhos do campeão brasileiro.

Nem tudo são abates!

Em League of Legends, o jogador está livre para conseguir ouro de diferentes maneiras. Os abates, por exemplo, podem fornecer quantidades generosas de gold, principalmente quando o adversário está há um bom tempo sem morrer. Tinowns, entretanto, alerta para um detalhe: ''Kills não são a coisa mais importante do jogo. Farmar bem é um método muito mais seguro de acumular recursos e garantir que você terá impacto no jogo''. Dependendo do caso, ficar na rota e abater tropas pode ser mais rentável do que ir atrás de uma eliminação arriscada.

Controle a visão

Visão é tudo em League of Legends. As wards são importantes para detectar inimigos, evitar emboscadas, planejar investidas e conquistar objetivos. É dever de todo jogador posicionar sentinelas no mapa, mas na rota central a função é ainda mais importante. Por questões geográficas, o meio pode ser encurralado em ambas as extremidades do mapa. ''O mid é a lane com o maior número de aberturas para ganks inimigos. Por isso, a sua primeira sentinela deve ser colocada para ajudar a encontrar o caçador adversário'', explica tinowns.

Não seja egoísta

Alguns jogadores, quando estão em vantagem, tendam a focar em multiplicar recursos próprios, ficar fixos na lane de origem e evitam rodar o mapa para auxiliar o restante da equipe. Para tinowns, esse tipo de atitude pode ser prejudicial ao time. ''Por estar em uma posição central no mapa, o midlaner consegue impactar todas as rotas quando está na frente. Por isso, sempre que tiver uma janela de oportunidade, busque ameaçar com rotações'', aconselha o pro player.

Entenda as funções

''Devido a grande variedade de campeões no mid, é importante conhecer a função de cada um nas lutas. Assassinos como Zed, LeBlanc e Ahri querem alcançar e explodir os carrys inimigos. Por outro lado, magos de controle como Orianna e Viktor preferem se posicionar de forma defensiva, auxiliando os aliados e esperando a melhor oportunidade para ultar'', explica tinowns. Antes de iniciar qualquer partida, o jogador precisa ter noção de como irá ajudar o seu time, quais estratégias utilizar e momentos corretos para ser impactante em team fights.

Jogue com o jungler

League of Legends é um jogo coletivo. Portanto, uma dica valiosa é aproveitar ao máximo a presença de companheiros para criar situações de maiorida

... de numérica, ganks e investidas por objetivos. ''A posição do seu jungler vai ditar muito a sua agressividade na lane. Quando ele estiver por perto, busque fazer trocas inteligentes e se portar de forma dominante. Dessa forma, mesmo se você errar tudo, o seu caçador estará ali pra te ajudar ou, no pior caso, pelo menos farmar a sua wave'', aconselha o mid laner da paiN.

LoL ou DotA, qual o melhor MOBA? Comente no fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo