O Equinócio de Outono é quando termina o verão e começa o outono no hemisfério sul, ganhou uma homenagem na página inicial do Google. O Doodle desta quarta-feira (20) mostra uma folha seca caída sobre o planeta Terra e o logo do buscador desenhado com galhos e folhagens amareladas. A arte é exibida para usuários do Google de vários países da América do Sul, na Austrália e na Nova Zelândia. Ao clicar no Doodle, o usuário é direcionado para a página de pesquisa sobre a passagem das estações.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é o Equinócio de Outono?

Os equinócios acontecem duas vezes ao ano, quando o Sol está posicionado diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que todas as áreas do planeta recebam a mesma quantidade de luz e escuridão. Hoje o dia e a noite terão 12 horas iguais de duração segundo a luminosidade do Sol.

Enquanto no Hemisfério Sul o evento marca o fim do verão e a chegada do outono, no Hemisfério Norte o Equinócio indica o início da primavera. Em setembro, as estações se invertem entre os hemisférios: será primavera no sul e outono no norte.

Durante o outono, a incidência de luz solar apresenta uma redução gradativa, deixando os dias menores em relação às noites. O outono começa oficialmente às 18h58min desta quarta-feira e segue até às 12h54min do dia 21 de junho, quando se inicia o inverno.

Outros Doodles pelo mundo

O Google também está celebrando a chegada do Equinócio da Primavera nos países do Hemisfério Norte. O desenho é exibido na América do Norte, na Europa e na Ásia, e mostra uma grande flor nascendo do planeta Terra e a palavra Google representada por galhos e folhagens.

O Noruz, festa que celebra o Ano Novo Persa, é o tema do Doodle exibido hoje em Israel, Paquistão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Azerbaijão e no Quirguistão. A festa marca a renovação da natureza e ganhou uma ilustração com flores, borboleta e joaninha ao redor do nome Google.

... div>

Em alguns países da África, o Doodle lembra o 112º aniversário da poetisa egípcia Gamila El Alaily. O Google também criou artes para representar o Dia Nacional da Tunísia e as eleições provinciais na Holanda, que acontecem nesta quarta-feira.

Qual é o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo