As lojas oficiais de aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS), Google Play e App Store, oferecem diversos tipos de serviços. Entre eles se destacam algumas plataformas "bizarras", por exemplo: o Anti Mosquito Sonic Repeller, que promete eliminar a presença de qualquer mosquito; o Detector de Mentiras Gracejo Joke, que serve para identificar mentiras, mas não passa de brincadeira; e o Pet translator Cat&Dog, que garante permitir uma conversa entre pessoas e animais. Os recursos podem chamar a atenção pela excentricidade e reunir milhares de downloads.

Disponíveis nos sistemas operacionais do Google e da Apple, as ferramentas podem ser úteis por trazerem formas de entretenimento alternativas, por exemplo. Para conhecer alguns desses softwares com funções peculiares e curiosas, confira a seguir a lista feita pelo TechTudo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Repelentes de insetos

O clima tropical do Brasil pode facilitar a reprodução de mosquitos. A presença inconveniente do inseto dentro de casa é capaz de perturbar o dia a dia das pessoas. Com a promessa de acabar de vez com esse problema, o aplicativo Anti Mosquito Sonic Repeller oferece um som de alta frequência, quase inaudível para os seres humanos, que seria capaz de afetar os bichos. Disponível para celulares da Apple, o áudio constante seria eficiente para manter longe mosquitos, carrapatos e outros insetos, segundo o desenvolvedor.

A sugestão é a mesma do Anti Insects Sound Simulation, exclusivo para aparelhos Android. O usuário escolhe uma frequência, pressiona o botão central e isso seria suficiente para afastar os insetos. Apesar de se comprometer a repelir boa parte de insetos e roedores, o Don't Bug Me Mosquito faz ressalvas. Os desenvolvedores afirmam que, por causa da variedade de espécies, alguns animais podem ser imunes aos sons. Por isso, fornecem um seletor de frequência para que cada usuário ajuste até o nível mais adequada para os mosquitos de sua região. Todos os três serviços são grátis.

2. Medidores de frequência cardíaca

Alguns aplicativos garantem funcionar como equipamentos médicos e, por isso, seriam úteis no monitoramento da saúde das pessoas. Este é o caso do Monitor de Freqüência Cardíaca, por exemplo, voltado principalmente para atletas e portadores de doenças cardíacas. O sistema usa a câmera do aparelho para realizar a suposta medição e registrar os dados. De acordo com os responsáveis pelo app, o funcionamento é melhor em dispositivos com flash. O usuário é instruído a colocar o dedo na câmera por alguns segundos e, assim, o celular acompanharia as mudanças de cor para determinar o ritmo de batimentos do coração.

O mesmo princípio é aplicado ao Accurate Heart Rate Monitor, de acordo com a plataforma. No entanto, esse promete manter a precisão mesmo sem a luz do flash. Com uma interface mais sofisticada e maior diversidade de recursos, o aplicativo oferece valores referenciais para diferentes casos, histórico de medições, gráficos com estatísticas e adição de comentários.

Ambos os apps são grátis e estão disponíveis para smartphones com o sistema operacional do Google. É importante ressaltar que a eficiência dos serviços não é comprovada cientificamente, portanto o usuário deve priorizar o acompanhamento médico.

3. Detectores de mentira

Descobrir a mentira alheia é a proposta de diversos aplicativos, que deixam claro: é tudo brincadeira. Elaborado para pregar peças com amigos e familiares, o Detector de Mentiras Gracejo Joke exibe um suposto leitor de impressões digitais na tela. Quando alguém coloca o dedo, a interface acende um botão vermelho ou verde para indicar se pessoa mente ou fala a verdade, respectivamente. O truque está

... nos botões físicos de volume do celular que, ao ser apertado para cima mostra verdadeiro e, para baixo, o falso.

No caso do Lie Detector Face Test Simulator, o método é diferente. Ele simula um escaneamento de rostos para "descobrir" mentirosos. O usuário só precisa adicionar uma foto da vítima da pegadinha e decidir previamente o diagnóstico. Outro modo é usado no Voice Lie Detector Simulator. Este grava a voz do sujeito "interrogado" para avaliar se a declaração seria real ou falsa. Os resultados podem ser aleatórios ou controlados. Os três aplicativos são grátis e estão na loja oficial do Android.

4. Tradutor de sons de animais

O contato entre humanos e animais promete mudar com o app Pet translator Cat&Dog, disponível na App Store. O sistema seria apto para traduzir latidos de cães, miados de gatos e sons de outros animais para linguagem humana ou vice-versa. A plataforma afirma analisar a voz do usuário e transformar a gravação em um som reconhecido por gatos ou cachorros, a partir de uma base de dados com 200 amostras de áudio de 30 bichos de estimação.

Enquanto isso, o PetLab Animal Language Translator diz conseguir decifrar o que o animal doméstico quer falar. O dono grava o som feito pelo cão ou gato, o sistema processa e exibe na tela por escrito a suposta informação. À venda na Google Play por R$ 9,49, o aplicativo também inclui outros recursos, como dicas de truques para brincar com os animais e informações sobre o comportamento e saúde. Também voltado para celulares Android, o Traduz Cão é um simulador grátis e mais simples. Com ele, é possível fingir a tradução tanto dos latidos caninos para a fala humana quanto o contrário, útil para brincar com os amigos.

5. Raio X

Os aplicativos de raios X também envolvem o recurso usado em hospitais, para checar a saúde do paciente, e aeroportos, para identificar objetos suspeitos, por exemplo. Como a radiação é de uso controlado, o serviço também trata de uma brincadeira. Eles emulam imagens de radiografia, com o objetivo de "revelar" o que tem dentro de uma pessoa ou objeto. Com o Whole Body X-ray Scanner Simulator Joke, basta o usuário apontar a câmera do smartphone para alguém e verá seu suposto esqueleto. Os resultados podem ser compartilhados nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

O Bag X Ray Scanner 2018 Prank tem um funcionamento diferente. Em vez do corpo humano, foca em objetos inanimados. O software finge escanear bolsas de mão, mochilas e malas para mostrar o que haveria no interior. Basta selecionar um tipo de bolsa e algumas informações sobre o "alvo" e o app exibe com uma aparência radiográfica itens variados, inclusive objetos perigosos, como pistolas, facas, bombas e algemas. Os dois aplicativos são gratuitos e disponíveis para dispositivos Android. Eles informam que as imagens exibidas fazem parte de um acervo e, por isso, não refletem a realidade – servem apenas para entretenimento.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo