Existem muitas opções de programas grátis ou pagos para criar de slides rapidamente e com facilidade. Eles permitem inserir imagens, gráficos e até mesmo links nas apresentações, sejam elas de projetos na empresa ou trabalhos escolares

Se você procura por um programa para usar offline com todas essas funções, confira a seguir uma lista com cinco softwares de apresentação de slides para computador Windows, Linux, macOS ou celular Android e iPhone (iOS). Entre as opções da lista abaixo estão aplicativos tradicionais como o PowerPoint, da Microsoft, até aplicativos gratuitos e menos conhecidos, como o OpenOffice.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Microsoft Office Powerpoint

O PowerPoint é uma ferramenta do pacote Office voltada para a criação e reprodução de apresentações. Além da interface interativa e da diversidade de layouts, o programa oferece ao usuário uma gama de funções como inserir vídeos do YouTube, adicionar e editar fotos, salvar o arquivo em PDF e outras utilidades.

Como principal vantagem do app, está a facilidade de mexer no software, que tornou-se referência no mercado. Entretanto, vale lembrar que o PowerPoint offline está disponível apenas mediante pagamento do pacote Office. O programa é compatível com computadores com Windows e macOS, além de possuir uma versão app para celulares iOS e Android.

2. Impress

O Impress é uma ferramenta do programa LibreOffice também voltada para criação de apresentações em slide. A maior vantagem desse programa que ele é grátis e pode ser baixado até mesmo em pendrives, por ser muito leve.

Além disso, o programa também traz recursos interessantes e parecidos com o Microsoft, como salvar o arquivo em PDF e uma variedade de templates prontos. A desvantagem é que a interface não é tão interativa e pode ser um pouco desconfortável de início, principalmente para quem está acostumado com o PowerPoint. O software está disponível para Windows, macOS X e Linux.

3. Presentations

O Presentations é uma ferramenta especializada em criação e edição de apresentações de slides do FreeOffice, desenvolvido pela empresa SoftMaker Office. Ele é um recurso que possui versão grátis, contando com um layout e uma funcionalidade muito parecidos com o PowerPoint. Contudo, os templates disponíveis são limitados se comparado com outros programas, como o Sway e ferramenta de apresentação do LibreOffice.

Ele se destaca como uma opção para os sistemas operacionais Linux e está disponível também para computadores Windows e macOS. Pode ser acessado também nos smartphones Android, apesar de ser uma experiência limitada, pois a interface nesse dispositivo é confusa.

4. Sway

O Sway é um aplicativo da Microsoft que tem todos os recursos do PowerPoint e ainda integra as novas tecnologias online. Disponível na Windows Store, o aplicativo traz uma interface responsiva, proporcionando ao usuário ferramenta para compartilhar a apresentação com outros integrantes, adicionar recursos de plataformas online (YouTube, Dropbox, Twitter) e integrar os arquivos à nuvem.

Além disso, é extremamente fácil montar uma apresentação no Sway, ele tem uma grande variedade de layouts disponíveis para usar nos slides e permite que o usuário escreva um "enredo", facilitando o raciocínio do projeto. Entretanto, não o programa não tem grande compatibilidade com os sistemas operacionais. Pode ser usado apenas nos dispositivos com Windows 10, Xbox One ou pela versão web em qualquer navegador.

... strong>5. Apresentações OpenOffice

O programa Apresentações, da Apache OpenOffice, é especializado em criar apresentações em diversos formatos, inclusive em slides. O software é totalmente gratuito, fácil de usar, oferece vantagens como a possibilidade de criar animações, inserir textos, planilha, tabelas, gráficos, entre outras. Apesar de oferecer a maior parte das ferramentas do Pacote Office, a interface não é visualmente atraente e tem opções limitadas de layouts para os slides, compondo a maior desvantagem do programa. O Apresentações está disponível para dispositivos com Windows, Mac e Linux.

Como resolver "O PowerPoint não pode abrir o tipo de arquivo representado"? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo