O USB4 foi anunciado nesta semana pelo USB Promoter Group, organização responsável por regular o padrão, e será compatível com o Thunderbolt da Intel. Na prática, isso significa que o novo padrão vai chegar a velocidades de 40 Gb/s, a mesma oferecida no protocolo. O número é o dobro da taxa de transferência dos recém disponibilizados USB 3.2, de 20 Gb/s.

O anúncio marca o início do processo de desenvolvimento do hardware, que deve ter suas especificações definitivas divulgadas ao longo de 2019. Vale lembrar que a Intel anunciou os novos processadores Ice Lake durante a CES 2019, que serão compatíveis com Thunderbolt. A ideia é aumentar a adoção da tecnologia por parte da indústria.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Os 40 Gb/s devem ser suficiente para transferir um filme em alta resolução em poucos segundos, ou para usar um SSD externo de forma mais eficiente. Inclusive, com o novo padrão será possível rodar um sistema operacional inteiro a partir de uma mídia externa sem muita dificuldades. Além do ganho de velocidade, as conexões USB4 devem permitir, ainda, a distribuição de até 100 Watts de energia, mais do que o suficiente para carregar um notebook. Será possível ligar até dois monitores 4K ou um 5K em uma mesma porta, algo também possível com os atuais Thunderbolt 3.

Essa paridade com a interface da Intel será importante para popularizar uma tecnologia hoje bastante restrita. Embora use o mesmo conector de formato USB-C do padrão rival, o Thunderbolt 3 acaba disponível apenas em produtos mais caros. No Brasil, por exemplo, é possível encontrá-lo em produtos como MacBook Pro e Dell XPS 13, notebooks premium que custam pelo menos R$ 11.699 e R$ 11.200, respectivamente.

Vale lembrar que o anúncio do perfil técnico do USB 4 é um movimento preliminar dos responsáveis pela tecnologia. O processo de adoção do padrão em novos produtos pode demorar ainda alguns anos, já que depende do desenvolvimento de hardware e softwar

... e relacionado.

Como adaptar um cabo para USB? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo