Biker Mice from Mars, ou Esquadrão Marte como é conhecido no Brasil, foi um desenho animado dos anos 90 sobre três ratos alienígenas que pilotavam motos bem equipadas. Em 1994 a Konami criou uma adaptação da animação como um jogo de corrida para o Super Nintendo e o resultado surpreendeu ao se tornar uma pérola inesperada do console. Desde então a série recebeu mais alguns poucos games em diferentes plataformas, inclusive recentemente nos smartphones, porém nunca replicou o sucesso do clássico título.

Biker Mice from Mars (1994 - Super Nintendo)

O jogo que deu início à fama dos Ratos Motoqueiros de Marte nos videogames foi o clássico de corrida para o Super Nintendo. O título reunia os visuais isométricos de Rock 'n' Roll Racing, os itens de Mario Kart e os upgrades de Top Gear para criar uma experiência que era maior que a soma de suas partes. Jogadores podiam escolher um dos três ratos motoqueiros: Todd, Brad ou Vinnie, além dos vilões: Bandalha, Dr. Cérebro e Bolacha, para disputar campeonatos através de pistas que progressivamente se tornavam mais difíceis.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Biker Mice from Mars (2006 - PlayStation 2)

Em 2006 a franquia teve uma nova série animada que serviu de reboot para o original e rendeu alguns novos jogos. A principal diferença é que os Plutarkianos representados por Bolacha deixaram de ser o foco e os maiores inimigos se tornam os Catatonianos, uma raça de felinos. A jogabilidade é um misto de trechos no controle da moto com combate e beat'em up com os ratos contra capangas.

Os gráficos eram bons para o PlayStation 2, coloridos e com efeito cel-shading para simular desenho animado. A ação se desenrolava em um trajeto predeterminado e linear de ruas, como no game Spy Hunter, com inimigos para serem eliminados pelo caminho. O game é até competente, porém alguns defeitos o atrapalham, como controles duros, ação um pouco lenta e cenários repetitivos. Na época as reviews foram terríveis, a ponto de receber notas mínimas de 1 a máximas de 3 de 10, o que hoje parece um pouco exagerado.

Biker Mice from Mars (2006 - Nintendo DS)

A versão do Nintendo DS do game conta a mesma história do PlayStation 2, porém, com uma estrutura e jogabilidade bem diferentes. Ela também era dividida em trechos de motos e beat'em up, só que a pancadaria aqui é lateral, como se fosse 2D e toma a maior parte do jogo, com poucos momentos de moto. As partes beat'em up são boas, mas um pouco difíceis pois seus inimigos são muito agressivos.

Nas partes de moto, os gráficos eram razoáveis para o NDS mas, ironicamente, a jogabilidade era um pouco frouxa demais. É fácil ziguezaguear involuntariamente e perder o controle da direção. O sistema de batalha sobre rodas não funciona tão bem e fica devendo muito em ação.

Esquadrão Marte / Biker Mice from Mars: Rock 'n' Ride (2015 - Android/iOS)

O mais recente game dos ratos motoqueiros de Marte foi lançado pela produtora 9th Impact gratuitamente para smartphones. Ele segue os moldes de outros jogos de corrida infinita como Subway Surfers no qual o jogador anda automaticamente para frente e tenta desviar de obstáculos enquanto coleta moedas. A vantagem dos ratos motoqueiros é que eles adicionam um elemento de combate ao jogo com armas e até chefes para enfrentar.

Biker Mice: Mars Attack (2016 - Android/iOS)

... /div>

Este é um jogo inesperado e pouco conhecido dos personagens. Biker Mice: Mars Attack era um game gratuito de estratégia, um prequel de Rock 'n' Ride que conta sobre a guerra em Marte contra os Plutarkianos que antecedem os eventos do desenho de 2006. Os ratos motoqueiros ainda estão presentes e lideram exércitos e um estilo semelhante ao da série Advance Wars da Nintendo. Infelizmente Biker Mice: Mars Attack foi removido do Google Play e da App Store no ano passado e não pode mais ser jogado.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo