Siglas como FYI, ASAP e A/C são muito usadas em e-mails de trabalho ou em outras situações formais. Muitas abreviações são utilizadas em inglês. Outros termos, como RSVP, têm origem francesa ou até latim, como a P.S.. Há também as que foram adaptadas para português, como PSI, e as que são usadas de forma errada, como o famoso Att. Com tantas opções, é comum que apareçam dúvidas. Confira a seguir uma lista com nove siglas usadas no ambiente corporativo, suas origens e significados.

Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. FYI, PSC ou PSI

FYI é uma sigla em inglês bastante conhecida no ambiente corporativo. Significa “For Your Information ” (Para Sua Informação, em português). A expressão é usada, geralmente, ao encaminhar um e-mail e ressalta que o conteúdo é importante para quem está recebendo. A abreviação FYI ganhou duas adaptações para o português: PSI (Para Sua Informação) ou PSC (Para Seu Conhecimento).

2. ASAP

Outra sigla famosa nos e-mails de trabalho é ASAP. A expressão também vem do inglês e significa “As Soon As Possible ”, algo como "O mais breve possível", em português. O termo indica urgência, seja para responder rapidamente um e-mail ou para fazer uma determinada tarefa, por exemplo.

3. RSVP

Diferente das siglas anteriores, RSVP tem origem francesa e significa “Répondez S'il Vous Plaît ”, traduzido: Responda Por Favor. Geralmente, a expressão vem escrita no final da carta ou e-mail e é usada para lembrar o destinatário de confirmar, ou não, a sua presença em eventos ou reuniões de trabalho. O RSVP também é muito usado em convites de casamento.

4. C/O ou A/C

A sigla em inglês C/O se refere a expressão “Care Of ” (Aos Duidados De) e, além dos e-mails, é usada em cartas ou encomendas destinadas a somente uma determinada pessoa. Por exemplo, o campo “C/O” se refere ao nome da empresa e “Para” corresponde ao destinatário. Assim, o risco de a correspondência ser aberta por outras pessoas da mesma empresa é reduzido. O termo também tem a versão brasileira: A/C ("Aos Duidados").

5. ATT

A sigla Att geralmente é usada para se despedir formalmente no final de um e-mail. No entanto, diferente do que muitas pessoas acham, ela significa “Attention ” (Atenção) ”, em inglês, e tem o mesmo uso do termo “A/C” (Aos Cuidados) ou "Attached" (Anexado). Para dizer "Atenciosamente" O correto é usar "At.te" ou evitar a abreviação.

6. ABS

ABS, que é uma abreviação para "Abraços" é uma alternativa mais descontraída para se despedir no final e-mails corporativos. A sigla é geralmente seguida de vírgula antes da assinatura da pessoa. Outra forma - para evitar o excesso de informalidade, é escrever por extenso: “Abraços”.

7. P.S.

A sigla P.S. tem origem no latim e significa “Post Scriptum ” (Escrito Depois). A expressão normalmente é usada no final dos e-mails em uma situação específica: o remetente deseja adicionar uma informação que foi esquecida ao longo do texto. Com isso, evita-se escrever todo o conteúdo novamente.

8. Obs.:

A sigla significa Obs., que significa "Observação", é usada no final de e-mails com o obj

... etivo de chamar a atenção para determinado assunto. Ou seja, a expressão é utilizada para dar mais ênfase a uma informação. Vale destacar a necessidade de usar os dois pontos para indicar que algo será informado a seguir ("Obs.:").

9. TKS

De origem inglesa, a sigla "Tks" significa “Thanks” (Obrigado, em português). Ela pode ser usada em um contexto de agradecimento. O uso irá depender se o seu ambiente de trabalho é mais descontraído.

O que significa TS no WhatsApp? Entenda no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo