O FMWhatsApp, também conhecido como Fouad WhatsApp, é um APK para celulares Android que promete melhorias para o WhatsApp. As alterações são baseadas em pedidos dos usuários que ainda não foram incorporadas à versão original do aplicativo. Porém, é preciso tomar cuidado ao instalar o app. Por ser uma ferramenta não-oficial, ela viola os termos de serviço do WhatsApp, além de apresentar riscos que envolvem a privacidade do usuário. Veja, a seguir, como o app funciona, quais são os recursos disponíveis e os riscos que ele apresenta.

Mais sobre o Fouad WhatsApp

O visual e uso do FMWhatsApp são idênticos à versão original do aplicativo, mas com alguns recursos a mais. Por ser não-oficial, não é disponibilizado na Google Play Store. Antes de instalar, é preciso habilitar a opção de download de fontes desconhecidas nas Configurações do celular, além de deletar a versão original do WhatsApp. Se mantiver os dois programas ao mesmo tempo, o sistema entenderá que houve um erro e excluirá os aplicativos duplicados.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Uma vez instalado, os usuários precisam cadastrar o número de telefone e podem conversas com seus amigos e familiares da mesma forma que acontece no WhatsApp original: via mensagens, ligações e criação de grupos.

Recursos disponíveis

Entre os recursos do FouadWhatsapp estão as possibilidades de customização, indisponíveis na versão oficial do aplicativo. Isso permite que o usuário dê ao mensageiro um toque pessoal, bem como a opção de ter mais privacidade. É possível criar senhas para determinadas conversas e esconder o status para não saberem que a pessoa está online.

Em relação às mídias, o FMWhatsApp aumenta o tamanho máximo de envio de vídeos: de 50 MB para 1 GB. As fotos não são compactadas como ocorre no mensageiro verdadeiro, o que garante qualidade no envio.

Riscos ao baixar o APK

Por não ser um aplicativo oficial, Fouad WhatsApp pode trazer riscos ao usuário. O uso de APKs não-oficiais viola os termos de serviço do WhatsApp, ou seja, quem utiliza esse recurso pode ter sua conta banida do app temporariamente ou para sempre.

Outra questão problemática diz respeito aos dados e privacidade do usuário. Não há como saber se as informações compartilhadas ou captadas pelo APK são repassadas a terceiros ou até mesmo acessíveis por outro dispositivo.

Já em relação a vírus, não há relatos que FMWhatsApp infectou os celulares com algum software maléfico, comprometendo o Android e as informações nele contidas. Isso não significa que tal acontecimento é impossível, então é preciso ficar atento para qualquer notícia ou episódio que comprove o risco.

Comparação: FMWhatsApp vs GBWhatsApp

Outra alternativa é o GB WhatsApp, que também é uma versão modificada do mensageiro oficial. Os dois APKs possuem diferenças em relação à interface, sendo que FMWhatsApp permite maior flexibilidade na customização. É possível acessar uma loja online com diversos temas que podem ser utilizados como plano de fundo. Já o GBWhatsApp é mais parecido com o mensageiro original, e por isso costuma ser preferido por aqueles que querem apenas aumentar as funções disponíveis, sem modificar o layout.

... > Tirando esses quesitos, são poucas as diferenças entre o FMWhatsapp e o GBWhatsApp. Ambos possuem uma gama muito similar de ferramentas, como manter a qualidade das fotos enviadas e possuir a opção de esconder o status, para apenas contatos selecionados saberem se a pessoa está online. Como as duas opções são APKs não-oficiais, elas não estão disponíveis na Google Play Store e podem apresentar riscos para os usuários que quiserem instalar tais app no seu dispositivo.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo