O Mega Drive foi o console de maior sucesso da Sega. O videogame lutou com unhas e dentes contra o Super Nintendo nos anos 90, muitas vezes fazendo uso de perif?ricos que tentavam garantir alguma vantagem nessa batalha, como o Sega CD e o 32X. No entanto, nem sempre esses acess?rios deram certo. Confira alguns dos mais bizarros e curiosos.

Relembre os melhores jogos de corrida para Mega Drive

O Activator foi um dos mais estranhos perif?ricos do Mega Drive (Foto: Vice)

Menacer

A Menacer era uma esp?cie de pistola para jogos de tiro ao alvo que a Sega lan?ou para combater a bazuca Super Scope do Super Nintendo. No entanto, enquanto a vers?o da Nintendo teve v?rios games, a Menacer praticamente s? era usado em um cartucho 6 em 1 que acompanhava o acess?rio, nada muito interessante.

Eventualmente foi lan?ado o jogo Terminator 2: The Arcade Game, baseado no filme Exterminador do Futuro 2, o qual se tornou o melhor t?tulo da Menacer na ?poca. Com o lan?amento do Sega CD, a pistola ainda recebeu alguns t?tulos extras, como a s?rie Mad Dog McCree, que utilizava atores reais.

A pistola Menacer n?o recebeu muitos jogos no Mega Drive (Foto: 3DJuegos)

Activator

Provavelmente o perif?rico mais estranho da ?poca, o Activator era um oct?gono composto por oito pain?is com sensores infravermelho. O jogador ficava dentro do per?metro criado pelo aparelho e fazia movimentos. Sempre que um bra?o ou uma perna atravessava o per?metro, o sensor infravermelho detectava como se fosse um bot?o sendo apertado.

O conceito principal do perif?rico era que jogadores poderiam dar golpes reais em jogos de luta e, por isso, ele era compat?vel com games como Mortal Kombat e Street Fighter 2. No entanto, a imprecis?o, falta de praticidade e alto pre?o do Activator acabaram condenando-o ao fracasso.

Apesar de ter um conceito interessante o Activator n?o funcionava muito bem (Foto: Reprodu??o/YouTube)

Mega Modem

Muito antes de jogar online se tornar o padr?o que temos atualmente, a Sega j? dava seus primeiros passos com o Mega Modem. Esse acess?rio em formato de cartucho era encaixado no Mega Drive e permitia plugar um fio de telefone para se conectar na rede Sega Meganet da empresa.

Lan?ado apenas no Jap?o e no Brasil, o Mega Modem tornava poss?vel baixar games online exclusivos (na ?poca) como Columns e Teddy Boy Blues, jogar em multiplayer com amigos, al?m de acessar fun??es ?teis para quem n?o possu?a computador, como acessar sua conta no banco ou ler e-mails.

O Mega Modem permitiu que o Mega Drive desse os primeiros passos para jogos online (Foto: Neogaf)

Aura Interactor

Um dos perif?ricos mais curiosos, o Aura Interactor era uma esp?cie de efeito Rumble para o corpo todo. Tratava-se de um colete para o Mega Drive e Super Nintendo que se adaptava ao som do jogo para vibrar na mesma frequ?ncia, enquanto ainda emitia o som atrav?s de sa?das nas costas do jogador, para aumentar a imers?o.

Assim como

... a maioria dos perif?ricos ambiciosos da ?poca, ele n?o funcionava muito bem, ora tremendo pouco, ora sacudindo o usu?rio ao desconforto. Para piorar, as sa?das de som n?o eram de boa qualidade e o aparelho esquentava muito como um todo, fazendo o jogador ficar ainda mais incomodado por ficar suando enquanto jogava.
Por esquentar demais, o Aura Interactor acabava sendo uma sanduicheira para o jogador (Foto: Reprodu??o/Gamona)

Power Base Converter

Muitos jogadores acreditam que o PlayStation 2 foi o primeiro console de mesa com retrocompatibilidade com seu antecessor. Mas, anos antes, o Mega Drive j? possu?a o Power Base Converter. Com este perif?rico era poss?vel fazer o console de 16 Bits da Sega rodar jogos do seu antecessor, o Master System.

Apesar de ser um acess?rio muito ?til para os brasileiros, vale lembrar que em outras partes do mundo o Master System n?o fez muito sucesso, com a maioria do p?blico preferindo o seu concorrente na ?poca, o Nintendo 8 Bits. Ainda assim, o Power Base Converter oferecia uma solu??o pr?tica para quem n?o queria abandonar sua cole??o.

O Power Base Converter tornava o Mega Drive retrocompat?vel com o Master System (Foto: Wikipedia)

Voc? ainda joga games retr? nos consoles? Comente no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo