Está com um roteador antigo sem uso e não sabe o que fazer com ele? Pois saiba que mesmo um dispositivo ultrapassado conta com funções interessantes que podem quebrar um galho na sua casa ou no seu ambiente de trabalho. É possível reutilizá-lo como repetidor, switch de rede e até como tocador de rádio online.

Confira a seguir cinco dicas para aproveitar o dispositivo e economizar dinheiro. Vale lembrar que, caso o roteador antigo apresente problemas e não possa ser mais usado, o melhor a se fazer é descartá-lo de forma correta, evitando que seus componentes contaminem o meio ambiente.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Transformar em um repetidor

Muitos roteadores, tanto os mais recentes quanto os antigos, contam com a função de repetidor de Wi-Fi. Assim como os aparelhos específicos para isso, o dispositivo funciona captando o sinal do roteador principal e o redistribuindo em um outro local. Assim, é possível ampliar a cobertura da rede wireless no seu imóvel sem precisar gastar com um novo produto.

Caso seu roteador não possua essa função, há uma outra maneira de usá-lo como repetidor. Basta configurá-lo no modo Bridge Wireless e criar uma nova rede com um nome diferente. Por exemplo: se o sinal principal se chama “Internetcasa”, a rede do repetidor pode ser “Internetcasa2”. Depois, é só posicioná-lo em um lugar estratégico, de preferência em um lugar alto, e aproveitar o alcance maior da internet.

2. Usar como switch de rede

Um switch de rede serve para conectar vários dispositivos, como desktops ou notebooks, em uma rede LAN usando um cabo Ethernet. Se você precisa de um desses, vale conferir se seu roteador antigo possui portas RJ-45 o suficiente para cumprir a função. Como os roteadores são dotados de uma rede LAN, basta conectar um cabo roteado na entrada WAN para distribuir o sinal de internet para as outras portas.

3. Conectar à internet aparelhos sem Wi-Fi

Embora existam cada vez mais produtos smart no mercado, a verdade é que nem todos contam com um eletrônico do tipo. Alguns modelos de TV, por exemplo, ainda se conectam à internet somente pela entrada Ethernet. O mesmo vale para desktops, set-top boxes e consoles mais antigos.

Uma solução para resolver esse problema é transformar o roteador sem uso em um receptor de rede Wi-Fi. Para isso, basta configurar o aparelho para o modo Wireless Bridge para receber o sinal do roteador principal. Depois, conecte os dispositivos na entrada Ethernet do roteador antigo para que todos seus dispositivos tenham acesso à rede sem precisar gastar a mais por isso.

4. Transformar em tocador de rádio online

Essa opção é mais complexa. Antes de tudo é preciso que o roteador antigo tenha entrada USB. Também é preciso que ele seja compatível com firmwares alternativos, como DD-WRT. Além disso, é importante uma dose de paciência e algum conhecimento em Linux.

Se tudo der certo, seu velho roteador poderá se tornar um tocador de rádio online. O projeto é até interessante, embora existam hoje maneiras mais simples de fazer streaming de música em aparelhos antigos, como usar caixas Bluetooth com saída P2 ou mesmo usar o agora extinto Chromecast Audio.

5. Usar como um servidor doméstico (NAS)

NAS é o nome dado aos servidores domésticos que armazenam arquivos em uma rede local. Sua sigla em inglês significa Network Attached Storage (armazenamento conectado à rede, em português). Com ele, basta se conectar a uma rede inter

... na para acessar músicas, fotos ou filmes de qualquer dispositivo, como se estivessem na nuvem.

Apesar de existirem servidores domésticos disponíveis no Brasil, há ainda a opção de usar o roteador como servidor NAS. Para isso, ele precisa ter entrada USB e possuir uma função de servidor interno (FTP, Samba ou algo outro). Para acessar os arquivos de qualquer lugar da casa, basta utilizar um pen drive ou HD externo.

Qual é o melhor canal de roteador Wi-Fi? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo