Apesar de muita gente n?o considerar placas-m?e importantes na hora de montar uma nova m?quina, esse ? um dos itens que mais influenciam no desempenho do computador. Mas voc? sabe qual a diferen?a entre os tipos existentes? Al?m de v?rias fabricantes com diversos modelos e especifica??es, h? ainda formatos distintos que se diferenciam por itens e estrutura diferentes. O TechTudo preparou um guia para voc? conseguir diferenciar entre placas-m?e AT e ATX.

Como verificar se a mem?ria RAM do seu PC ? compat?vel com a placa-m?e

Destacamos as principais diferen?as entre placas AT e ATX (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

AT

Desenvolvido nos anos 80 pela IBM, as placas-m?e do formato AT (Advanced Technology) foram bastante populares at? metade da d?cada de 90, sendo copiada por diversas fabricantes. As placas-m?e do tipo AT foram uma das respons?veis pela populariza??o dos computadores pessoais, gra?as aos slots de expans?o implantadas na pr?pria estrutura.

Esta caracter?stica contribuiu para moldar os PCs como conhecemos hoje. Com o formato AT, era poss?vel trocar pentes de mem?ria, processador e adicionar novos recursos, como placas de ?udio e modem, atrav?s de barramentos ISA, EISA, VESA e, por ?ltimo, PCI.

Dicas para montar um PC Gamer compativel em 2015! Compartilhe no F?rum do TechTudo.

Um dos grandes problemas do modelo AT ? justamente a localiza??o dos componentes internos. Como os barramentos ficam muito pr?ximos um do outro ? gerado muito calor. Com a dissipa??o dificultada pelos cabos e pe?as mal posicionados, somado a gabinetes com poucos recursos de ventila??o, o risco de superaquecimento ? iminente.

Placas AT n?o funcionariam bem em gabinetes pequenos como os existentes atualmente (Foto: Divulga??o/Dell)

Al?m disso, o processador fica em uma posi??o ingrata, logo atr?s dos slots de expans?o. Por conta da limita??o f?sica, ? imposs?vel colocar placas adicionais com uma estrutura um pouco maior.

O sistema de alimenta??o tamb?m ? um pouco complicado. O conector da placa-m?e ? de 12 pinos e o cabo que vem da fonte ? dividido em dois plugues id?nticos, chamados de P8 e P9. Se colocados de forma errada a placa pode queimar.

As placas-m?e do tipo AT medem como padr?o 305x279 mm. Posteriormente, a IBM lan?ou uma vers?o menor, chamada de Baby AT, medindo 216 x 279 mm. No entanto, o tamanho de ambas vers?es podia variar de acordo com o fabricante.

ATX

Desenvolvido pela Intel em 1995, as placas-m?e ATX vieram para sanar v?rios problemas encontrados nos modelos AT. Um deles ? em rela??o ? alimenta??o. Como o conector da fonte dos modelos AT podiam queimar o componente se colocados de forma errada, as placas ATX possuem um conector ?nico, de 20 ou 24 pinos, que n?o pode ser encaixado de forma errada.

Design permite que placas adicionais sejam maiores q
... ue barramentos (Foto: Divulga??o/MSI)

As placas ATX tamb?m introduziram o conceito de fonte inteligente. Para desligar o computador nos modelos AT era preciso dar o comando no software e esperar uma mensagem para desligar a m?quina no bot?o do gabinete. Nos modelos ATX esse problema foi solucionado, bastando apenas desligar a m?quina pelo sistema, sem a necessidade de apertar qualquer bot?o. Esta evolu??o permitiu alguns avan?os, como agendar o desligamento da m?quina.

Qual o melhor pc gamer at? 1000 reais? Comente no F?rum do TechTudo.

O layout dos componentes da placa tamb?m foi totalmente redesenhado. Agora os barramentos n?o terminam no processador. ?Com isso, as placas, principalmente as de v?deo, puderam ficar cada vez maiores.

Com o avan?o da tecnologia as placas-m?e ganharam novos conectores (Foto: Divulga??o/Asus)

As placas-m?e ATX trouxeram ainda um grande avan?o que contribuiu para a dissipa??o do calor. Nos modelos AT, o ?nico conector soldado na placa-m?e era o do teclado. Qualquer perif?rico adicional, como o mouse, por exemplo, vinha da placa-m?e por um cabo. Nos modelos ATX v?rios conectores s?o soldados na placa e ficam acess?veis atr?s do gabinete.

Os modelos ATX tem como padr?o 305 x 244 mm. No entanto, h? ainda algumas vers?es menores, como o Mini ATX, com 284 x 208 mm, e o Micro ATX, com 244 x 244 mm. Atualmente, as placas AT est?o obsoletas e as mais encontradas s?o as do tipo ATX. No entanto, j? existem algumas evolu??es, como placas do tipo BTX.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo