HDs IDEs s?o raridade hoje em dia. Mas, ainda assim, de vez em quando nos deparamos com m?quinas antigas que ainda usam esse barramento de transfer?ncia de dados. Hoje o TechTudo vai ensinar como voc? pode instalar um HD do tipo IDE em uma placa-m?e antiga. Mas antes, vamos para algumas breves explica??es sobre essa tecnologia.

Entenda o que ? SATA e qual a diferen?a para o IDE

HD IDE com cabo flat de 40 pino (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

IDE? O que ? isso?

IDE ? a sigla, em ingl?s, para Integrated Device Electronics. Trata-se de uma controladora que foi implementada nos discos r?gidos em 1986 pela Western Digital. Com isso os HDs da ?poca conseguiram se tornar mais r?pidos e confi?veis. Antes disso, os discos r?gidos usavam os padr?es ST-506 e ESDI, que consistiam no uso de uma placa controladora externa. Esse padr?o era muito suscet?vel a erros, o que diminu?a drasticamente o desempenho m?ximo que o HD podia alcan?ar.

Os discos r?gidos IDEs usam uma porta chamada PATA (Parallel Advanced Technology Attachment) e que ? ligada ao HD atrav?s de um cabo flat de 40 pinos. Atualmente, estes componentes contam com uma porta SATA (Serial??Advanced Technology Attachment) que usa um cabo de apenas tr?s pinos e que s?o bem mais velozes.

Dicas para montar um PC Gamer compativel! Compartilhe no F?rum do TechTudo.

Como instalar um HD que usa o padr?o IDE?

Passo 1. Desligue o computador e desconecte todos os cabos plugados nele. Com uma chave Philipps, abra a tampa lateral do gabinete, que d? acesso placa-m?e.

Passo 2. Configure seu HD como Master (Prim?rio) ou Slave (Secund?rio). Para isso, com uma pin?a, mova o jumper para a posi??o indicada na etiqueta do disco r?gido. Todos os HDs do tipo IDE mostram, na etiqueta, a posi??o do jumper para cada configura??o. Nesse caso, vamos assumir que o HD ser? instalado como Master. Veja a imagem abaixo:

Etiqueta que mostra a forma de ?jumpear? o HD (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Nota: O jumper ? uma pequena pecinha pl?stica que cont?m um metal condutor em seu interior. Voc? encaixa essa pe?a em dois pinos, localizados na traseira do HD para que ele informe ? placa-m?e de que forma ele deve trabalhar, se ? como um disco prim?rio (master) ou secund?rio (slave).

Jumper configurado no HD (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. Posicione o disco r?gido na baia interna de 3,5? polegadas, localizada dentro do seu gabinete. O lado que cont?m a etiqueta do HD deve ficar voltado para cima e os conectores traseiros devem estar virados para dentro do gabinete. Depois ? s? mover o disco dentro da baia para que os seus furos se encontrem com os furos do gabinete.

Passo 4. Com uma chave Philipps, prenda o HD na baia interna de 3,5? que voc? escolheu usando quatro parafusos de rosca grossa de 4 mm de comprimento. S?o dois de cada lado. Isso serve para deixar o disco bem fixado e impedir que o bra?o toque no prato magn?tico, que ? extremamente sens?vel.

?

Passo 5. Agora ? s? conectar os cabos. Primeiro, pegue o cabo flat de 40 pinos, plugue-o no HD e depois no socket espec?fico da pl

... aca-m?e. Note que na fileira de ?furos? do cabo, existe uma brecha. Essa mesma brecha existe na sequ?ncia de pinos do HD. Encaixe o cabo de forma que essas brechas se encontrem. De qualquer forma, ? imposs?vel encaixar o cabo de outra maneira.
HD IDE e cabo flat de 40 pinos (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 6. Procure o cabo de alimenta??o, que sai da fonte de energia e ligue-o no HD. Ele ? um cabo f?mea de quatro pinos, com quatro fios coloridos aparentes, como na imagem abaixo.

Cabo flat e de alimenta??o instalados (Foto: Divulga??o)

Passo 7. Agora, feche o seu gabinete, reconecte todos os cabos necess?rios (cabo de energia, do monitor, teclado, mouse, etc?) e ligue seu computador. A BIOS dever? reconhecer seu HD automaticamente.

Pronto, agora ? s? voltar a usar o seu computador com o HD IDe instalado.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo