Os computadores que conhecemos hoje podem mudar para sempre com o desenvolvimento da mec?nica qu?ntica, mais especificamente o chamado entrela?amento qu?ntico. A tecnologia est? se desenvolvendo bem e promete tornar os computadores mais seguros contra ataques hackers e aumentar significativamente a capacidade de informa??es guardadas. Mas o que ? essa tal de mec?nica qu?ntica? O TechTudo explica pra voc? e j? adianta: o futuro est? cada vez mais pr?ximo.?

Impressora 3D promete ser a mais r?pida a criar objetos grandes em casa

Entrela?amento qu?ntico ? fen?meno que liga duas part?culas afastadas e pode ajudar a criar computadores ? prova de hackers(Foto: Reprodu??o/Optics Infobase)

O entrela?amento qu?ntico ? um fen?meno da mec?nica qu?ntica que ocorre quando duas part?culas ou mais, como dois el?trons, conseguem se comunicar mesmo estando distantes uma da outra. A liga??o entre esse dois objetos ? t?o forte que eles se comunicam e interferem no funcionamento um do outro mesmo que estejam separados por milh?es de ano luz. Mas como isso altera a computa??o que conhecemos atualmente?

O que pesquisadores defendem ? que essa tecnologia abrir? portas para uma nova gera??o de computadores mais r?pidos e seguros do que nunca. Uma rede com computadores qu?nticos permite guardar muito mais informa??es do que atualmente ? poss?vel usando um chip de sil?cio e, ainda, imposs?vel de ser hackeada. Isso porque, por natureza, os fen?menos qu?nticos s?o alterados quando algo externo interfere ? na pr?tica, a a??o de um hacker sobre um dado protegido alteraria, instantaneamente, toda a estrutura da comunica??o, mantendo a informa??o a salvo.

Com a tecnologia de hoje, s? ? poss?vel garantir esse n?vel de seguran?a entre duas m?quinas. Mas, a Toshiba j? est? desenvolvendo uma rede capaz de suportar at? 64 computadores conectados e protegidos quanticamente. Al?m disso, este ano, cientistas italianos foram capazes de diminuir consideravelmente o tamanho do materi

... al necess?rio para realizar o entrela?amento de part?culas de luz em um computador, resolvendo um dos entraves para o uso da tecnologia qu?ntica no dia a dia.

Usando um anel de sil?cio com apenas 20 m?crons de di?metro, os pesquisadores conseguiram entrela?ar f?tons e usar o fen?meno para armazenar informa??o com sucesso. N?o ? dif?cil de imaginar, portanto, que nossos computadores sejam todos qu?nticos e ? prova de criminosos virtuais no futuro.

Via Gizmodo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo