A Qualcomm, uma das maiores fabricantes de chips para dispositivos m?veis do mundo, aproveitou o MWC para anunciar, basicamente, a chegada do Snapdragon 820, que conta com a nova plataforma Zeroth e a CPU Kryo, com arquitetura de 64-bit. Al?m disso, a gigante de San Diego tamb?m anunciou uma parceria com a fabricante de sistemas operacionais Cyanogen.

Acompanhe os lan?amentos ao vivo do MWC 2015

Depois de perder Samsung, Qualcomm promete surpresas em 2015 (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

O an?ncio do Snapdragon 820 acontece apenas alguns meses ap?s a chegada do 810 ao mercado, e parece uma tentativa de recuperar terreno ap?s o an?ncio oficial de que a Samsung, com a nova linha Galaxy, deixa de lado os chips Qualcomm e usa exclusivamente sua arquitetura Exynos. O fim da parceria ? um duro golpe para a companhia, que agora vai precisar buscar outros tops de linha - ou ao menos uma outra grande parceria - para compor seu portf?lio, que hoje conta com Motorola, Sony, Oppo, LG, Xiaomi e Microsoft, principalmente.

Qual o produto mais esperado do MWC 2015? Opine no F?rum do TechTudo.

O Snapdragon 820, que ainda n?o tem previs?o de chegada ao mercado, traz embarcada a plataforma Zeroth, que promete uma revolu??o na intera??o dispositivo x usu?rio, atrav?s da computa??o cognitiva. Ou seja, atrav?s do conjunto de hardware (que inclui GPU, modem, decoders de ?udio e v?deo, sensores biom?tricos...), o Zeroth vai oferecer uma experi?ncia completamente personalizada, adaptando fun??es e interagindo de forma completamente natural.?

Essa plataforma cognitiva ser? capaz de antecipar necessidades e a??es de uma forma extremamente complexa (e assustadora), usando hardware e com uma precis?o incr?vel. E ser? a base da companhia para dar poder a uma gama de dispositivos "vest?veis", usados para seguran?a, em carros ou na ?rea da sa?de. Vale lembrar que "Zeroth", dentro outros significados, corresponde ? uma das leis da rob?tica criadas pelo escritor Isaac Asimov (autor, dentre outros livros, de "Eu, Rob?"), que diz "Um rob? jamais pode causar danos ? humanidade ou, por inac??o, permitir que ela sofra algum mal".?

O Snapdragon 820, por sua vez, traz os n?cleos Kryo, de 64-bit, iniciando assim a sucess?o dos famosos Krait, usados nos Snapdragons 800 ?e 600. Ainda sem data definida para chegar ao mercado, ou dispositivos onde ser? utilizado, o 820 deve chegar ainda em 2015 aos usu?rios.?

Al?m da nova plataforma e hardware, a Qualcomm anunciou uma importante parceria com a fabricante de sistemas operacionais Cyanogen (c

... onhecida no Brasil pelas eficientes ROMs para Androids). A empresa, respons?vel pelo cultuado flagship OnePlus One, vai fornecer sistemas para pesquisa e desenvolvimento da Qualcomm, al?m de reformular sua marca.?

Nos bastidores, por?m, o que se comenta ? que a parceria entre as duas empresas deve se aprofundar nos pr?ximos anos, e que pode evoluir para o desenvolvimento de dispositivos e at? mesmo um sistema operacional independente. De qualquer modo, a Qualcomm, que chegou ao MWC ferida ap?s "perder" o Galaxy S6, deixa no ar uma gama enorme de possibilidades. E promete surpresas em 2015.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo