O Android 8 Oreo está causando consumo excessivo de bateria no Samsung Galaxy S8. O problema foi relatado por diversos usuários na internet e também no fórum oficial da fabricante. O "Modo Avião", que desabilita a conectividade do aparelho, chega a drenar até 20% da bateria, quando o normal é em torno de 2%.

Moderadores do fórum da Samsung disseram que a empresa está investigando o caso. A expectativa é de que uma solução seja disponibilizada via software, por meio de uma próxima atualização para o celular. A correção pode chegar aos telefones junto ao próximo patch de segurança, que deve ser lançado ainda em abril.

Android 8 Oreo estaria desregulando modo avião do Galaxy S8 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O problema relacionado à autonomia é reportado desde março. Após atualizar o Galaxy S8 e S8 Plus para Android 8 Oreo, usuários passaram a notar um consumo de energia exagerado quando o "Modo Avião" é ligado. Vale destacar que esta função desativa o Wi-Fi, Bluetooth e a rede de celular, fazendo com que, normalmente, o dispositivo tenha um consumo bastante reduzido de energia.

Com a nova versão do sistema, porém, o celular chega a consumir até 20% da bateria do aparelho. No Android 7 Nougat, após ligar o "Modo Avião", a bateria era drenada entre 1% a 2% – consumo esperado quando toda a conectividade do aparelho é desligada.

De acordo com o

... s usuários, resetar o Galaxy S8 para as configurações de fábrica não faz com que o dispositivo volte ao normal. Uma solução paliativa é desativar a rede LTE e escolher o 3G/2G como preferência antes de ligar o modo avião. Esta opção pode ser acessada em "Redes Móveis", nas configurações do dispositivo. Caso o objetivo seja não receber chamadas, também é possível ativar o "Não Perturbe", nas configurações rápidas.

Procurada pelo TechTudo, a Samsung Brasil ainda não se pronunciou sobre o caso. A informação sobre as investigações foi passada pelos moderadores do Samsung Community, o fórum oficial da marca.

O Android 8 Oreo chegou no final de fevereiro para o Galaxy S8 vendido no Brasil. O novo sistema traz a nova interface Samsung Experience 9.0 e adiciona uma série de recursos, como a função Dual Messenger, que permite conectar duas contas em mensageiros, e um Wi-Fi mais inteligente.

Com informações: SamMobile e XDA Developers

Quais modelos recentes de celular têm Android "puro"? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo